18 JUL 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Acesso para Avenida Industrial na Rua dos Coqueiros será interditado para obras do Viaduto Castelo Branco
Interdição, que vai durar 45 dias, não deve gerar impactos no trânsito por conta de criação de rota alternativa
Santo André, 18 de julho de 2022 - A Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), vai interditar, a partir desta quarta-feira (20), o acesso para a Avenida Industrial feito pela Praça Galdino Ramos e Rua dos Coqueiros. A medida será necessária por conta do avanço das obras de revitalização e reforço estrutural do Viaduto Presidente Castelo Branco.

A interdição deve durar 45 dias e os agentes do DET manterão o monitoramento da área, bem como o destacamento de agentes na região para orientar o tráfego. A expectativa é de que esta interrupção no tráfego não gere impactos ao trânsito na região por conta da criação de rota alternativa para acesso à Avenida Industrial.

Por conta desta interdição, o sentido de direção da Rua Conselheiro Justino, na última quadra, será invertido, criando uma nova rota alternativa para os motoristas que chegam pela Rua dos Coqueiros e, consequentemente, acessam a Avenida Industrial.

Obras - A Prefeitura de Santo André avança nas intervenções de recuperação estrutural do viaduto Presidente Castelo Branco, que liga a Avenida Prestes Maia à Avenida dos Estados e ao bairro Santa Teresinha. A realização desta obra tem a finalidade de proporcionar que a estrutura comporte o aumento na volumetria de tráfego após a entrega do complexo de pontes e viadutos que vão compor o Complexo Viário Santa Teresinha.

As obras do Complexo Santa Teresinha são divididas em fases e têm o objetivo de eliminar cruzamentos da Avenida dos Estados com a saída do viaduto Presidente Castelo Branco e a travessia do Rio Tamanduateí. No eixo Castelo Branco circulam, aproximadamente, 120 mil veículos por dia. Os ganhos projetados nos tempos de viagens podem chegar a 300% se comparados com as medições atuais.

Com a criação das novas alças elevadas será possível reduzir o número de cruzamentos em nível e melhorar a fluidez do tráfego nos dois sentidos do Viaduto Castelo Branco para acessar o primeiro e segundo subdistritos. Além disso, as novas pistas do Complexo Santa Teresinha vão contar com acessibilidade para pedestres e ciclistas, para garantir maior segurança viária, além da criação de um parque linear sob os viadutos.

Autor: Daniel Betega