22 JUL 2022
Santo André fecha parceria com CRF-SP para qualificar assistência farmacêutica da rede municipal de saúde
Cidade é a primeira do Estado a aderir ao acordo proposto pelo conselho com foco na ampliação dos serviços farmacêuticos e melhoria da gestão dos medicamentos
Santo André, 22 de junho de 2022 - A Secretaria de Saúde de Santo André iniciou parceria inédita com o CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo) no sentido de capacitar e qualificar os farmacêuticos da rede pública para ampliação dos serviços clínicos. O acordo foi fechado nesta sexta-feira (22), em visita da vice-presidente do CRF-SP Luciana Canetto Fernandes ao titular da pasta, José Police Neto. Com isso, Santo André se torna a primeira cidade do Estado a aderir ao projeto, intensificado por meio da criação do Casp (Comitê de Apoio do Serviço Público) pelo conselho.

Entre as iniciativas previstas na parceria estão visitas quinzenais de técnicos do CRF-SP às unidades de saúde de Santo André, com intuito de preparar os farmacêuticos da rede para promover atendimento humanizado e especializado aos pacientes; diminuir intercorrências pelo uso inadequado de medicamentos; reduzir gastos, desperdício, perdas e erros na dispensação de medicamentos; além de orientar quanto às interações medicamentosas e reações adversas.

"É muito importante que a população saiba utilizar bem os recursos medicamentosos disponíveis para que não haja desperdícios. Essa capacitação dos nossos profissionais por meio do CRF-SP será fundamental para darmos esse respaldo técnico a eles. Santo André se torna a primeira cidade do Estado a firmar essa parceria com o conselho, isso mostra nossa preocupação com o uso adequado e racional das medicações”, comenta o secretário de Saúde, José Police Neto.

Vice-presidente do CRF-SP, Luciana Canetto elogiou a receptividade ao projeto. “Reunião foi muito produtiva. Visamos a implementação da atuação clínica do farmacêutico nos municípios e o secretário se mostrou aberto a modalidade, com isso, o profissional deixa de ser visto somente como gestor do medicamento e passa a atender o paciente clinicamente, ampliando o cuidado farmacêutico na atenção básica. Essa parceria que firmamos com Santo André é muito importante para a população, que vai ter ganho na qualidade de vida”, comenta. “É a primeira cidade que estamos visitando. A parceria não é no sentido de fiscalização, mas, sim, no sentido de treinar e orientar a assistência farmacêutica. Outras cidades já manifestaram o interesse, mas Santo André sai como pioneira nessa parceria”, acrescenta.

De acordo com o CRF-SP, o profissional pode realizar o acompanhamento farmacoterapêutico, promover cuidados farmacêuticos em transtornos menores de saúde, incluindo a prescrição farmacêutica; reduzir erros de dispensação de medicamentos e outros problemas relacionados ao uso de medicamentos; reduzir desperdício, perdas e gastos com medicamentos e contribuir na melhora da adesão ao tratamento; pode também participar de campanhas de vacinação.
Autor: Anderson Fattori