22 JUL 2022
Vila Luzita ganha praça, centro comercial e obra viária
Obras foram realizadas no encontro das avenidas Capitão Mário Toledo de Camargo e São Bernardo do Campo

Santo André, 22 de julho de 2022 - Moradores da Vila Luzita, usuários do terminal de ônibus e demais pessoas que trafegam pela região receberam nesta sexta-feira (22) mais um conjunto de intervenções realizadas pela Prefeitura de Santo André: uma praça, localizada na esquina das avenidas Capitão Mário Toledo de Camargo e São Bernardo do Campo, dez boxes para comerciantes e melhorias viárias para ajudar na fluidez do trânsito.

O prefeito Paulo Serra esteve presente e realizou a entrega das chaves aos futuros usuários dos espaços comerciais – que serão administrados pela Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André).

Foram realizadas a limpeza da área, implementação de dez boxes, com medidas 3m x 2,3m (6,9 metros quadrados) e equipados com instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, iluminação LED, reconstrução dos passeios, implantação de jardins e readequação viária para melhoria do acesso ao terminal da Vila Luzita – por onde passam 40 mil pessoas por dia. O valor investido pela Prefeitura na obra foi de R$ 562 mil.

“Estamos aqui com empreendedores da cidade, que estavam em outros locais. Eles tinham espaços menores, com menos movimento, que não caberiam naquele projeto. Ali surgiu a ideia de a gente fazer lugar mais adequado, com mais movimento e não tem lugar melhor aqui na Vila Luzita do que estar próximo do terminal e ao principal polo comercial da região”, afirma o prefeito Paulo Serra.

Este processo de construção de boxes já ocorreu em outras áreas da cidade, beneficiando comerciantes, como no Centro (Boulevard Itambé e Feirinha), Jardim Cristiane, Núcleo Ciganos e Praça Olga Benário.

“Santo André é cidade empreendedora, cria ambiente para os negócios. Claro que a gente se preocupa com os grandes, as indústrias, mas a maior parte dos empregos é gerada pelos micro e pequenos empresários do Brasil. E junto com essa questão do empreendedorismo, do emprego, da renda, de dar oportunidade a essas famílias, tem a questão da revitalização do espaço, que era muito degradado, porque não tinha uso. Requalificamos a área e agora vai ter movimento“, complementa o prefeito andreense.

Morador da Vila Luzita há 30 anos, Adilson Fernandes, 55 anos, já consertava e vendia panelas - de maneira improvisada - no local onde foi erguida a praça, e acabou, agora, contemplado com um box. “Estou muito feliz. Amo o que faço, então vai ser bom não só para mim, como para todos que estaremos lado a lado. É maravilhoso ver os investimentos aqui na Vila Luzita, algo inédito para essa região. Só prevejo sucesso e alegria”, exalta.

O casal de comerciantes Márcio Roberto Amâncio, 48 anos, e Adriana Bernardes Amâncio, 42, trabalhava no ramo alimentício em local não muito longe dali. Porém, o negócio não vinha prosperando. Agora, porém, a expectativa é outra. Inclusive, mudaram até o segmento em busca de melhorar as vendas.

“Trabalhávamos com lanche, mas não estava dando certo, não tinha muito movimento. Agora optamos por trabalhar com vestuário e moda. Esperamos que dê tudo certo. Para a gente é uma benção este novo espaço. Temos grande expectativa, porque aqui passa muita gente, bastante movimentação”, prevê ele. “Acredito que vai ser melhor. Tem estrutura, outra visibilidade, então acredito que vai ser muito melhor”, completa ela.

A região da Vila Luzita vem recebendo pacote de ações, desde a modernização do sistema de iluminação pública, revitalização asfáltica, instalação do AME Oncológico e construções do Hospital da Vila Luzita, da segunda unidade do Bom Prato da cidade e do Complexo de Assistência Social.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142