30 JUL 2022
Santo André entrega 480 matrículas a moradores do Conjunto Habitacional Prestes Maia
Escrituras proporcionam segurança jurídica para famílias; Prefeitura já entregou 560 títulos de propriedade para residentes do local desde o início do ano

Santo André, 29 de julho de 2022 - Esta sexta-feira (29) foi marcada por sorrisos e muita emoção para centenas de famílias do Conjunto Habitacional Prestes Maia, que depois de uma espera de décadas pelo título de propriedade, hoje podem ter um lar para chamar de seu. A Prefeitura de Santo André realizou a entrega de 480 matrículas a moradores do local, em cerimônia no Ginásio Sacadura Cabral.

"Antes não havia muita preocupação com a questão da regularização, as pessoas recebiam um teto, do ponto de vista físico, e não a escritura. Essa é uma reparação histórica que estamos realizando depois de 30 anos de espera dessas famílias, proporcionando tranquilidade e segurança para a nossa gente", destacou o prefeito Paulo Serra, durante a entrega dos títulos de propriedade.

O Conjunto Habitacional Prestes Maia tem um total de 812 apartamentos. A Prefeitura já entregou 80 matrículas no começo deste ano, chegando agora a 560 documentos entregues. A expectativa é realizar até o próximo ano a distribuição de todas as 812 matrículas, dando fim à espera destas famílias.

A dona-de-casa Deise Vieira Silva de Paula, uma das moradoras que recebeu seu título de propriedade, comemora nesta sexta-feira seus 51 anos de vida. "Moro no bairro há 20 anos e hoje me sinto feliz por receber minha escritura, pois sei que essa espera acabou, criei meus filhos aqui e hoje ter essa tranquilidade é motivo de muita alegria", comemorou a aniversariante.

Histórico - As primeiras torres do Conjunto Habitacional Prestes Maia foram construídas em 1992 pela Emhap (Empresa Municipal Habitacional de Habitação Popular) para atender as associações de moradias da cidade e famílias inscritas no programa habitacional.

Os demais prédios foram executados pela própria Prefeitura entre 1996 e 2008. As unidades habitacionais foram destinadas a funcionários públicos e principalmente a famílias removidas de alguns núcleos precários na época, como o Sacadura Cabral.

"Chegar a números consolidados como estes é uma grande conquista, resultado de uma gestão parceira, séria e eficiente, pensando no bem-estar das pessoas. Aqui para nós tem uma grande importância, pois fechamos um tripé importante com a região do Tamarutaca, Sacadura Cabral e agora Prestes Maia, que somam cerca de 3 mil moradias atendidas com seus documentos”, finalizou o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Rafael Dalla Rosa.
Autor: Daniel Betega