29 JUL 2022
Santo André é destaque em estudo da FGV sobre atuação durante a pandemia
Proatividade do município em abrir leitos, agilidade em capacitar equipe médica e o uso da tecnologia ganharam destaque na pesquisa
Santo André, 29 de julho de 2022 - O trabalho realizado pela Prefeitura de Santo André no combate ao coronavírus tem repercutido positivamente. A cidade, que nos momentos mais severos da pandemia contou com três unidades de hospital de campanha e conseguiu atender mais de 1.100 pessoas simultaneamente, foi escolhida por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para estudo que analisou a mobilização de tecnologias aplicadas às políticas públicas para o enfrentamento e mitigação da crise sanitária e econômica provocada pela Covid-19. O município de Araraquara, no interior de São Paulo, também fez parte do estudo.

A pesquisa foi publicada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da FGV no dia 19 de julho durante o XXVIII Seminário de Iniciação Científica. O estudo ganhou destaque na seção Gestão Pública e foi elaborado pelos pesquisadores Isabella de Oliveira Monteiro e Luis Paulo Bresciani, que contam porque escolheram Santo André e Araraquara como modelo.

“Lendo as notícias sobre as iniciativas de cada cidade, achei as políticas implementadas pelas duas muito interessantes e inovadoras e, por isso, decidi estudá-las. Na época, os números da Covid estavam nas alturas e as duas cidades adotaram políticas muito maduras tanto no campo da saúde, quanto na economia e seguridade social. Achei isso um ótimo exemplo, um case de sucesso mesmo. O professor Bresciani já havia trabalhado com alguns gestores de Araraquara e Santo André e me ajudou na ponte e conexões com ambos”, comenta Isabella.

A pesquisadora destaca os acertos nas tomadas de decisão da administração andreense. ”O que mais me surpreendeu durante foi o comprometimento dos gestores com quem conversei e o potencial de inovação que as secretarias e departamentos de Santo André tiveram durante momento tão delicado. Claramente eram pessoas muito comprometidas com o avanço das políticas de contenção da doença e com as iniciativas relacionadas à tecnologia e inovação do setor público. Destaco especialmente a Secretaria de Inovação e Administração e o Departamento de Assistência à Saúde. Munidos de dados e utilizando ferramentas de análises de dados, ambos realizaram entregas importantes baseadas em evidências e dados, gerando eficiência na execução da política pública e dos recursos do município", constata Isabella.

O material destaca que tanto Santo André como Araraquara se prepararam para a pandemia muito antes de a crise se agravar. “Foi possível observar uma série de semelhanças entre as abordagens das duas cidades. Em termos de semelhanças, ambos os municípios caminham desde antes do primeiro caso para a mesma lógica de prevenção: capacitação de equipes, montagem de leitos, organização orçamentária e planos de comunicação com a população”, cita trecho do documento.

“Por fim, foi possível concluir que, apesar das diferenças encontradas nas abordagens dos municípios, ambos conseguiram consolidar uma rede de pessoas e políticas estratégicas eficientes no combate a Covid-19, além de ampliarem o horizonte de possibilidade de uso das tecnologias no setor público e também da experiência dos gestores, peças fundamentais na retomada pós-pandemia”, conclui o estudo.

Secretário de Saúde de Santo André, José Police Neto enaltece os reflexos positivos produzidos pelo enfrentamento da pandemia na cidade. “"Estudo da FGV reconhece Santo André como cidade dotada de boas práticas de gestão na mobilização tecnológica no enfrentamento da pandemia. Significativo reconhecimento na promoção de vida e no cuidado com a saúde do andreense nos tempos mais difíceis da Covid-19", comenta.

Autor: Anderson Fattori