29 JUL 2022
Santo André dobra número de empregos gerados no primeiro semestre
Criação de postos de trabalho subiu mais de 130% em relação aos seis primeiros meses do ano passado
Santo André, 29 de julho de 2022 - Santo André registrou, no primeiro semestre de 2022, saldo de empregos 131% maior do que no mesmo período do ano passado, segundo levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (28), o município contabilizou saldo positivo de 5.268 vagas entre janeiro e junho deste ano, contra 2.277 vagas criadas nos primeiros seis meses de 2021. O saldo de empregos é o resultado do número de admissões menos o número de desligamentos em determinado período.

O setor de serviços foi o principal gerador de postos formais no primeiro semestre deste ano, dando origem a 4.115 empregos, mais de 78% do total de vagas criadas nesses seis meses.  No mesmo período do ano passado, o setor criou apenas 665 postos com carteira assinada.

A educação, com 731 vagas criadas, a saúde e os serviços sociais, com 847 vagas, e as atividades administrativas e complementares, com 1.584 novos empregos, foram os segmentos, dentro do setor de serviços, que mais criaram oportunidades de trabalho no primeiro semestre deste ano.

O segundo melhor desempenho do período foi o da construção civil, apesar de bem mais  tímido. O setor criou 661 vagas no primeiro semestre deste ano. No mesmo período do ano passado a construção civil havia criado 1.189 postos de trabalho na cidade.

A indústria registrou saldo positivo de 348 vagas no primeiro semestre de 2022, contra 487 colocações no primeiro semestre do ano passado. Já o comércio apresentou saldo positivo de 145 vagas, contra um saldo negativo de 68 vagas no ano passado. Ou seja, no primeiro semestre de 2021, o comércio demitiu mais do que contratou, mas neste ano o setor demonstrou melhor  dinamismo.

Junho - Na análise dos dados apenas de junho, o comércio foi responsável pelo maior saldo do mês, com 147 postos criados em Santo Anré. O resultado, no entanto, ainda é menor do que o saldo de junho de 2021, quando foram criados 309 postos de trabalho.

Em junho, o setor de serviços criou 71 empregos com carteira assinada, contra 575 do mesmo mês do ano passado. Construção civil registrou saldo positivo de 27 oportunidades, enquanto no ano passado ficou com saldo negativo de 40 vagas. A indústria teve saldo positivo de 13 postos de trabalho, contra 107 no mesmo período do ano passado.

O saldo da cidade em junho foi de 258 vagas criadas, enquanto no mesmo mês do ano passado o saldo foi de 952 empregos com carteira assinada.

ABC - Os dados de Santo André acompanham o desempenho da região do ABC, que aponta uma desaceleração no ritmo de geração de empregos, comparativamente ao ano de 2021, no acumulado do primeiro semestre. Em 2022 foram gerados 1.001 empregos formais a menos.

Segundo levantamento do Caged, as sete cidades criaram juntas 16.305 postos de trabalho com carteira assinada entre janeiro e junho deste ano. No mesmo período do ano passado o saldo da região foi de 17.304 vagas.

Texto: Paola Zanei
Foto: Alez Cavanha