04 AGO 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura de Santo André interdita três estabelecimentos na Operação Ferro Velho
Ação, que contou com atuação da GCM, Departamento de Controle Urbano, Semasa e Polícia Civil, teve objetivo de coibir furto de peças metálicas
Santo André, 4 de agosto de 2022 - A Prefeitura de Santo André desencadeou nesta quinta-feira (4) a Operação Ferro Velho e lacrou três estabelecimentos por problemas de documentação, um no Núcleo Sacadura Cabral, outro no Núcleo Tamarutaca e também um localizado na Avenida Pereira Barreto.

A ação contou com a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM), agentes da Polícia Civil, Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e Departamento de Controle Urbano (DCUrb).

Durante as ações da Operação Ferro Velho um foragido da Justiça foi capturado e outro foi conduzido ao 1º Distrito Policial para averiguação de dados. Além disso, 13 quilos de cobre foram apreendidos, oito estabelecimentos foram notificados e 23 averiguados em relação à documentação que atestava o tipo de atividade exercida. A operação teve o objetivo de fiscalizar e, com isso, coibir o furto de peças metálicas como grelhas de bueiros, tampões de ferro, grades, portões residenciais, lixeiras e fios de cobre.

“A atuação, junto dos órgãos fiscalizatórios municipais, das polícias e da Guarda Civil Municipal mostra que o trabalho de inteligência é fundamental para frear ocorrências dessa natureza. À medida que damos uma resposta com as forças policiais e as autoridades fiscalizatórias da Prefeitura, este número tende a diminuir e conseguimos saturar esse tipo de crime", destaca o secretário de Segurança Cidadã, Edson Sardano.

Os locais onde esse tipo de delito são praticados estão inseridos em um mapeamento direcionado que é realizado pela GCM, em conjunto com as demais forças policiais. Esse mapeamento é fundamental para que ações ostensivas continuem acontecendo em várias regiões da cidade.

A comercialização de produtos com origem ilícita é um crime que consta no Código Penal, no artigo 180, e prevê detenção de um a quatro anos em caso de flagrante, além de multa, para quem comete o crime e para quem revende este material.

Autor: Daniel Betega