Homem com mandado de prisão por lesão corporal e violência doméstica foi detido na região central da cidade nesta quinta-feira
Santo André, 8 de janeiro de 2026 - Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André, por meio da Romu (Rondas Ostensivas Municipais), prenderam nesta quinta-feira (8) mais um procurado pela Justiça com auxílio de câmeras de reconhecimento facial. É o 12º indivíduo detido desde que a tecnologia começou a funcionar, no ano passado.
O homem de 41 anos, com mandado de prisão em aberto, foi identificado pelo COI (Centro de Operações Integradas) quando andava nas proximidades da Casa da Palavra Mário Quintana, na região da Praça do Carmo. O indivíduo possui mandado de prisão desde julho de 2025 por lesão corporal e violência doméstica.
Assim que o homem foi identificado, equipes da GCM foram então acionadas e direcionadas para a região central da cidade, onde a prisão foi efetuada.
“Santo André deixou claro que não será refém da criminalidade. Estamos usando inteligência, tecnologia e integração entre as forças de segurança para identificar, localizar e retirar das ruas quem insiste em desrespeitar a lei. Aqui, bandido não encontra espaço. Cada prisão realizada com apoio do reconhecimento facial mostra que estamos no caminho certo: proteger a população, agir com rigor e garantir que a cidade seja cada vez mais segura para quem trabalha e vive corretamente”, afirma o prefeito Gilvan Ferreira.
Desde 2025, o uso de tecnologia e a atuação integrada entre GCM, Polícia Militar e Polícia Civil resultou nas prisões diretas de 12 procurados pela Justiça via reconhecimento facial. Além disso, foram efetuadas 25 prisões indiretas, as quais ocorrem por meio de investigação, identificação de placa veicular, entre outros métodos.
Monitoramento - Atualmente, o sistema de monitoramento de Santo André conta com 837 câmeras em operação, sendo 663 de monitoramento urbano (voltadas à segurança pública, trânsito, Defesa Civil e zeladoria), 164 com tecnologia OCR (para leitura de placas e bloqueio viário) e 10 de reconhecimento facial.
-| Texto: Dérek Bittencourt