11 AGO 2022
Super Vôlei Santo André inicia disputa do Campeonato Paulista categoria adulto
Equipe masculina monta elenco forte pensando no estadual e mais adiante em buscar o acesso na Superliga

Santo André, 11 de agosto de 2022 - Objetivos grandes trazem grandes responsabilidades. É com este pensamento que o Super Vôlei Santo André estreia na temporada na categoria adulto pelo Campeonato Paulista Masculino nesta sexta-feira (12), às 19h30, diante do Vôlei Renata/Campinas, fora de casa. O adversário é o atual bicampeão estadual e possui jogadores da seleção brasileira e argentina no elenco. Este é o primeiro desafio de um propósito ainda maior.

“Vamos tentar classificar no Paulista, fazer uma boa campanha, dar nosso melhor, mas tendo o norte que nosso maior objetivo é o acesso na Superliga C (em outubro), buscando também subir depois na Superliga B e já no ano que vem estar na elite do vôlei nacional. O planejamento e o investimento são para isso, sabemos das dificuldades de cada competição, mas vamos buscar esta meta”, comenta o técnico da equipe andreense, Marcelo Madeira.

O Paulista terá oito equipes, sendo que cinco estão na Superliga A, com alto investimento. Todos jogam entre si, sendo que os dois primeiros passam diretamente às semifinais, enquanto os times posicionados entre terceiro e sexto lugares fazem os playoffs, buscando as outras duas vagas.

“Montamos um elenco forte, equilibrado em todos os fundamentos, um time alto, e estamos treinando há quase dois meses para este momento. É uma equipe jovem, mas com bastante potencial, e esperamos que aos poucos ganhemos ritmo de jogo para buscar as vitórias”, diz o treinador.

Mais experiente do grupo, mesmo com apenas 26 anos, o líbero Carlos Dayan acredita na força do plantel para alcançar os objetivos. “Primeiramente muito feliz com a retomada do projeto adulto em Santo André, um time com tanta história. Estamos concentrados e crescendo para buscar as metas, com o Paulista sendo muito forte e uma boa preparação para a Superliga C, nosso principal objetivo. Vamos estrear contra um time campeão, com um projeto sólido, mas sabemos dos nossos pontos fortes, o volume de jogo, o vigor físico, e vamos tentar colocar nosso ritmo de jogo”, comenta.

Categorias de base - Outro objetivo crucial do Super Vôlei Santo André a partir deste ano é a formação de jogadores dentro de casa. Ainda em 2020, a equipe iniciaria as categorias a partir dos 15 anos, porém, a pandemia da Covid-19 adiou os planos. Agora, com a vacinação em dia e o projeto de pé, a comissão técnica já está treinando os times sub-15 e sub-17, além do já consolidado sub-21, e ainda busca formar o sub-19 a partir da próxima temporada.

“A nossa ideia é dentro de dois ou três anos, colher frutos, não precisar buscar atletas em outras equipes, e sim tê-los feitos em casa. Nas idades menores temos também as escolinhas, que estão até com falta de vagas, tamanha a procura. Fechando esta grade, com boa parte dos meninos sendo de Santo André, formaremos um ótimo grupo. Além disso, os garotos já estão se integrando com o time adulto, tendo bastante interação, o que ajuda no processo”, garante Madeira.

“Não a toa somos a Cidade Sul-Americana do Esporte, já que seguimos investindo fortemente em todas as modalidades, dando robustez às categorias de base, criando novas equipes e dando condições de trabalho. Teremos um presente e um futuro repleto de conquistas, como era no passado da cidade. O crescimento é evidente e seguiremos neste caminho”, define o prefeito Paulo Serra.

| Texto: Guilherme Menezes