17 AGO 2022
Santo André disponibiliza quinta dose para pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos
Imunização contra Covid-19 estará disponível nas 34 unidades de saúde, das 8h às 16h, e ocorre respeitando o intervalo de quatro meses da última dose
Santo André, 17 de agosto de 2022 - Pessoas imunossuprimidas e que possuam mais de 18 anos de idade já podem receber a quinta dose da vacina contra Covid-19 em Santo André. A imunização estará disponível nas 34 Unidades de Saúde, a partir desta quinta-feira (18), das 8h às 16h.

“Estamos ampliando a cobertura vacinal contra a Covid-19 com a quinta dose para imunossuprimidos, acima de 18 anos. Proteção extra que chega para pessoas com mais vulnerabilidade aos efeitos da doença. Gestão e planejamento que nos colocam como referência no combate ao vírus e no cuidado com a nossa gente”, enfatiza o prefeito Paulo Serra.

Serão vacinadas pessoas com imunodeficiência primária grave, que fazem quimioterapia, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids, pessoas que fazem uso de corticóides em doses maiores de 20 mg por dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias, pacientes em hemodiálise, pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias), além dos que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune.

A vacinação ocorre por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento. Todos os munícipes deverão, obrigatoriamente, apresentar documento de identidade com foto e CPF. Para receber a dose de reforço, os munícipes devem ter completado o ciclo vacinal, ou seja, devem ter recebido as quatro doses da vacina há pelo menos quatro meses.

Pessoas resfriadas, gripadas ou em uso de antibiótico não serão vacinadas. É necessário aguardar 15 dias, contados a partir do fim dos sintomas ou do tratamento. Em caso de dúvidas, a recomendação é procurar um profissional da Saúde.

Santo André já aplicou mais de 1,7 milhão de doses desde que a campanha de imunização contra a Covid-19 teve início. A cobertura com esquema completo de vacinação chegou a 100% da população com mais de 12 anos.