24 AGO 2022
OBRAS PÚBLICAS
Trecho da margem do Córrego Guarará passa por manutenção
Obra tem por objetivo melhorar fluxo da água e fluidez fluvial, reduzindo riscos de enchentes

Santo André, 24 de agosto de 2022 - Em busca de melhorar a estrutura hídrica em mais um ponto do município, a Prefeitura de Santo André deu início às obras de manutenção da margem direita de trecho do Córrego Guarará. Entre os objetivos da intervenção está reduzir os riscos de enchentes na região da Vila América.

Na manhã desta quarta-feira (24), o prefeito Paulo Serra vistoriou as obras, no trecho entre a Avenida Pedro Américo e a linha férrea, no perímetro localizado entre o Carrefour, o Roldão Atacadista e a unidade fabril da Bridgestone.

"Estamos no final do Córrego Guarará, terminando essa manutenção para ampliar a capacidade de captação de água que chega até o Rio Tamanduateí, na Avenida dos Estados. É uma obra de canalização para aumentar a fluidez e combater as enchentes na Vila Pires e na Vila América. Até o fim do ano estará pronta", destaca o prefeito Paulo Serra.

Estão sendo realizadas manutenções visando garantir a estabilidade da estrutura, dando mais fluidez ao fluxo de água e beneficiando a corrente fluvial. As obras contam com investimento aproximado de R$ 800 mil.

Piscinão - A região da Vila América também será beneficiada com a construção de um novo piscinão, que teve verba de R$ 70 milhões liberada pelo Governo do Estado, contará com aporte de R$ 20 milhões da Prefeitura, além de R$ 190 milhões financiados junto à CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), totalizando R$ 280 milhões.

Após concluído – a estimativa é de 24 meses de execução a partir do início –, o reservatório vai beneficiar aproximadamente 125 mil moradores que vivem próximos ao Córrego Guarará, o que representa aproximadamente 17% dos residentes do município.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142