27 AGO 2022
Parceria entre Santo André e Instituto Janeth Arcain estimula esporte por meio da educação
Alex Cavanha/PSA
Mais de 100 alunos, de quatro unidades escolares, foram integrados ao time IJA em evento realizado neste sábado

Santo André, 27 de agosto de 2022 - O esporte segue sendo uma ferramenta de transformação na vida dos alunos da rede municipal de educação de Santo André. A manhã deste sábado (27) foi marcada por grande expectativa para 120 alunos de quatro unidades escolares, que participaram do evento de entrada oficial para o time IJA, do Instituto Janeth Arcain.

“Mais uma ação que fortalece o Esporte como ferramenta de transformação social, incentivando crianças e adolescentes da nossa rede na prática esportiva e na promoção de qualidade de vida”, destaca o prefeito Paulo Serra, relembrando que Santo André foi reconhecida como Cidade Sul-Americana dos Esportes 2022, em premiação concedida em Turim, na Itália.

O evento ocorreu na quadra de esportes da Emeief José Maria Sestílio Mattei, no Jardim Bela Vista, e reuniu cerca de 300 pessoas em uma ação que une educação e esporte e traz a marca de uma das expoentes da seleção brasileira de basquete.

O estudante Guilherme Paisa Borges, de 10 anos, não conseguiu disfarçar a alegria ao receber o uniforme do time. “Amo jogar basquete e estou muito feliz em conhecer a Janeth. Antes eu queria ser goleiro, já quis ser policial e agora estou pensando em jogar basquete”, confidencia o estudante.

As aulas do programa IJA na Escola acontecem com professores de educação física da rede municipal, que recebem formação específica oferecida pelo instituto, com acompanhamento e supervisão permanente das ações realizadas. Os alunos participantes recebem camiseta e meia do programa para a realização das aulas, além de mochila e squeeze.

A pedagoga Eliane Lima dos Santos, de 43 anos, foi acompanhar a filha Maria Fernanda Lima dos Santos, de 10 anos. “Para mim é importante pois é uma forma de ela aprender outras atividades. Eu levo ela para todas as atividades que a escola oferece. Pra ela está sendo super importante. Principalmente por questões do corpo, ela pensou que nunca seria escolhida para participar e isso mudou totalmente a autoestima dela”, afirma a moradora da Vila Linda.

O projeto atende cerca de 120 crianças e jovens, que praticam basquete duas vezes por semana.

“Muito mais do que o esporte, o instituto proporciona esses momentos de integração e superação. O nosso grande desafio é essa retomada, após o período da pandemia. Temos ainda outros projetos como o Educando, IJA Sem Fronteira, Planeta Amigo, NutriBem e o Sorrir. Ter a Janeth como presidente aproxima os alunos a serem mais por meio do esporte. Quando ela vem até a escola e conta a história dela, estimula o sentido de projeção das crianças“, pontua Fabiana Morgado Gomes, profissional que atua coordenação de educação física escolar.

O programa IJA nas Escolas conta com cinco projetos que acontecem simultaneamente, beneficiando todos os alunos que participam da iniciativa: o projeto Sorrir, voltado para a saúde bucal; o projeto NutriBem, que aborda a importância da alimentação saudável e adequada à prática esportiva; o projeto Planeta Amigo, com ações relacionadas à preservação do meio ambiente; o projeto Educando, que aborda temas como ética, trabalho, drogas, entre outros, e o IJA Sem Fronteiras, que dá aos alunos a oportunidade de aprender inglês, por meio de uma plataforma online. O curso de inglês conta com provas e certificado de conclusão.

“Esse é um benefício para as crianças pois, dentro da prática do esporte, principalmente do basquete, você trabalha a equipe, regra, o coletivo, além do condicionamento físico, pois proporciona benefícios além dos que já conseguimos oferecer aos nossos alunos”, diz a diretora de educação infantil e ensino fundamental, Silvia Regina Grokowiski Baldijao.

Instituto - Fundado em 2002, o Instituto Janeth Arcain já auxiliou mais de 50 mil pessoas. “Queria ser uma referência positiva para as crianças e estimular a prática do esporte. Hoje nada mais é do que aumentar essa parceria. Eu fico muito feliz pois Santo André é minha casa. Fazemos atendimento de 700 crianças atualmente, e ao longo de 20 anos, mais de 50 mil pessoas foram beneficiadas”, pontua Janeth dos Santos Arcain.

“O programa do instituto não é voltado apenas para o esporte. Temos vários projetos dentro da vertente ‘ensino do esporte’ e ‘ensino pelo esporte’, onde queremos proporcionar uma melhoria de educação, saúde e meio ambiente, além de auxiliar no primeiro emprego”, completa.

“Temos atletas que iniciaram com a gente e participou de olimpíadas. Desejamos que eles possam levar os valores esportivos para a vida deles e poder propagar tudo isso. O meu sentimento é de realização pessoal e projeção, eu me projeto nessas crianças e espero que eles possam alcançar os sonhos deles”, conclui Janeth dos Santos Arcain.

Janeth foi campeã mundial em 1994 e vencedora de duas medalhas olímpicas na modalidade e é uma inspiração para Santo André.

Autor: Rafaela Mazarin