29 AGO 2022
Ouvidoria de Santo André completa 23 anos de atividades nesta terça
Órgão já realizou mais de 162 mil atendimentos, 115 mil orientações a munícipes e 37 mil mediações entre solicitantes e poder público
Santo André, 29 de agosto de 2022 - Criada em 30 de agosto de 1999, a Ouvidoria de Santo André completa 23 anos de atendimento aos munícipes nesta terça-feira (30). Com o propósito de garantir o exercício da cidadania, visando melhorar os serviços públicos prestados e, consequentemente, a satisfação dos cidadãos, o órgão já realizou mais de 162 mil atendimentos, 115 mil orientações a munícipes e 37 mil mediações entre solicitantes e poder público.

A Ouvidoria de Santo André é referência em vários estados e municípios do Brasil, pois trata-se da única com modelo eletivo de escolha do ouvidor através de um colegiado composto por entidades da sociedade civil organizada. A linha do tempo traz como primeiro ouvidor eleito Saul Gelman, seguido de Ronaldo Martim, Reinaldo Abud, Saul Gelman (novamente eleito), José Luiz Ribas Junior, Oswana Fameli e agora novamente Ronaldo Martim.

“Com a clareza de que somos uma das ouvidorias mais antigas ainda atuantes no país, sabemos também que é necessário evoluir, tendo como fundamento básico, a essência do órgão, que é a humanização e a participação ativa da sociedade andreense, a fim de difundir e democratizar crenças acerca da cultura do bom atendimento, promovendo sempre o acolhimento dos cidadãos, reconhecendo-o como detentor de direitos e defendendo seus legítimos interesses”, destaca Ronaldo Martim, ouvidor de Santo André eleito há oito meses.

Desde a posse da atual gestão, 45% do plano de trabalho previsto para três anos de mandato já foram concluídos. Entre as ações realizadas destacam-se a modernização e reestruturação na sede do órgão; implantação da Ouvidoria Digital no município; novo modelo de Ouvidoria Itinerante, que levará a toda municipalidade informações e orientações sobre a prestação de serviços públicos; e o plano de capacitação para 100% dos servidores do órgão.

Neste período também ocorreram importantes parcerias como a firmada com as secretarias de Governo, Câmara de Vereadores e Fundo Social de Solidariedade, para trazer benefícios à população andreense; parceria com a Escola de Governo Andreense beneficiando os servidores; além da assinatura do Termo Técnico de parceria com a Ouvidoria do Ministério Publico do Estado de São Paulo.
Autor: Caroline Terzi