29 AGO 2022
Santo André inicia estudo de saúde bucal em moradores do bairro Camilópolis
Levantamento está acontecendo em casas e faixas etárias determinadas pelo IBGE
Santo André, 29 de agosto de 2022 – A Prefeitura de Santo André iniciou uma pesquisa no bairro Camilópolis para avaliar a saúde bucal da população. O projeto faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), mais conhecida como Brasil Sorridente, e identifica a realidade das condições de saúde bucal da população brasileira.

Os profissionais que realizam a pesquisa estão devidamente uniformizados e portando crachá de identificação. A entrevista seve para verificar o perfil epidemiológico bucal da população brasileira e identificar os principais agravos bucais. Os dados vão fornecer subsídios para políticas públicas, ações e estratégias intersetoriais de promoção, proteção e recuperação da saúde.

“Os profissionais da Unidade de Saúde identificados pelo SUS percorrerão as casas indicadas pelo IBGE, sendo de suma importância a participação do munícipe, pois através das informações coletadas e das avaliações iremos reconhecer as condições bucais, aplicar e melhorar as políticas públicas de saúde bucal, além de desenvolver projetos”, explica a coordenadora de Saúde Bucal de Santo André, Cristiane da Costa.

A cidade de Santo André participa dos estudos com o objetivo de contribuir com a pesquisa nacional sobre o perfil epidemiológico e também para com a saúde bucal da comunidade. O levantamento está acontecendo em casas determinadas pelo IBGE, com moradores de 5 a 12 anos, além de grupos etários de 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos.

“Há dois anos, por causa da pandemia, não estava sendo realizada essa pesquisa pelo Ministério da Saúde. Por isso precisamos fazer um mapeamento primeiro e depois vamos examinar a necessidade de tratamento e as doenças que estão predominando. Em um primeiro momento, estamos fazendo a pesquisa para identificar as pessoas com o perfil determinado pelo IBGE e posteriormente, faremos a análise. Fomos agraciados, pois nem todos os municípios foram contemplados. É uma responsabilidade enorme e uma honra poder cooperar para um estudo que analisa a saúde bucal do Brasil”, pontua a dentista Helenira Eugenia Buonfiglio Pereira, que realiza a pesquisa acompanhada da Agente Comunitário de Saúde, Márcia Sabio.

Caso o munícipe tenha dúvidas, basta entrar em contato com a Unidade de Saúde Utinga pelo telefone 4435-1376 ou presencialmente, na Alameda México, s/n. O equipamento funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Autor: Rafaela Mazarin