29 AGO 2022
Parceria com SPDM eleva número de médicos nas unidades de saúde de Santo André
Associação assumiu gestão dos equipamentos de urgência e emergência em maio; quantidade de atendimentos subiu 19%
Santo André, 29 de agosto de 2022 – A SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) chegou em agosto à marca de 100 dias desde que assumiu a administração da rede de urgência e emergência de Santo André. A associação civil sem fins lucrativos, que foi a vencedora da concorrência pública definida em março, começou a atuar na cidade no dia 8 deste mês.

Os números mostram que a transição, que ocorreu sem nenhuma intercorrência, trouxe muitos benefícios para os andreenses. A quantidade de profissionais que atuam no atendimento de urgência e emergência saltou de 523 em maio, quando a SPDM assumiu o controle da gestão, para 718 em agosto, ou seja, foi registrada alta de 37,2% no efetivo. Levando em consideração apenas os médicos, eram 50 profissionais no início da parceria e agora são 61 (elevação de 22%). O número de enfermeiros também subiu consideravelmente, passando de 123 para 169 (alta de 37,4%).

Com o aumento na quantidade de profissionais, também subiu o montante de atendimentos realizados. Em abril, foram 52.484 pessoas atendidas nas cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) - Bangu, Jardim Santo André, Sacadura Cabral, Central e Perimetral - e nos dois Pronto Atendimentos (PAs) - Vila Luzita e Paranapiacaba. Já em julho foram 62.472, alta de 19%. Em junho, em razão do reflexo de nova onda de contaminações pela Covid, foi registrado o pico no ano, com 73.119 atendimentos.

Secretário de Saúde de Santo André, José Police Neto comemora os resultados. “Ao completar 100 dias com controle, metas e impactos sendo regularmente medidos, Santo André assume vanguarda de gestão por resultados da saúde pública no Brasil. Quem ganha é o morador e usuário do SUS que terá a cada dia mais serviços de qualidade com recursos públicos melhor aplicados”, comenta.

A SPDM destaca a ampliação na oferta de serviços no início da parceria. “Em 100 dias foram realizados 205.609 atendimentos, que correspondem a 33% a mais dos atendimentos realizados no trimestre anterior. A perspectiva é o fortalecimento e a ampliação do acesso à população às Unidades de Pronto Atendimento”, comenta o superintendente da SPDM, Mário Monteiro.

A associação prevê ampliar ainda mais a força de trabalho nos próximos dias. “Há muito a fazer, e nós seguimos focados nas prioridades locais. Nossa perspectiva é fechar o mês de agosto com a ampliação da força de trabalho e iniciarmos a revitalização das unidades.  Prevemos ainda a implantação de novos serviços de tecnologia e segurança, como a informatização do Samu e Unidades de Pronto Atendimento, vigilância patrimonial e videomonitoramento 24 horas em todas as unidades”, conclui Mário Monteiro.

Autor: Anderson Fattori