29 AGO 2022
Santo André realiza evento de encerramento do Agosto Dourado
Cerca de 150 profissionais da rede de saúde participaram da iniciativa que reuniu trabalhadores, gestores e pacientes

Santo André, 29 de agosto de 2022 – Encerrando a campanha do Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, profissionais da Secretaria de Saúde de Santo André se reuniram nesta segunda-feira (29) para apresentar as produções realizadas nos serviços de saúde. O encontro ocorreu das 8h às 12h, no auditório Heleny Guaryba.

O secretário de Saúde, José Police Neto, participou do evento e fez a abertura acompanhado do superintendente da Atenção Hospitalar, Victor Chiavegato, e da diretora de Atenção à Saúde, Luciane Suzano Pereira Cunha. Também participaram da mesa de abertura o coordenador de Atenção Básica Fausto Soriano, o dentista dr. Cássio Novaes Pereira, a enfermeira Rosângela Aparecida Oliveira e a usuária da rede Talita dos Santos de Oliveira Rodrigues, acompanhada do bebê Luan.

Durante o evento, as equipes tiveram  a oportunidade de mostrar as suas produções, além de realizar a troca de experiências. Cerca de 150 trabalhadores da Atenção Básica, em sua grande maioria enfermeiros, técnicos e gestores das unidades, participaram da atividade.

“Dada a importância comprovada nos estudos sobre aleitamento, o intuito do dia é sensibilizar as equipes para elas saírem dessa manhã motivadas a retomar esse ponto em suas unidades”, explicou Luciane Suzano Pereira Cunha.

“O aleitamento tem sua importância para o bebê e para mãe na prevenção de doenças, é a melhor forma de afeto entre a mãe e o bebê. Foi um dia rico de aprendizagem para que possamos realizar trocas e transformar em ações concretas em nossas unidades”, completa a diretora de Atenção à Saúde.

Durante o evento foram realizadas palestras com os temas sobre os aspectos do incentivo ao aleitamento materno na perspectiva da pediatria, odontopediatria e assistência da enfermagem, ministrada pela médica com residência e especialização em pediatria, Carla Hiroko Madeiro Assanuma Duntra e pela cirurgiã dentista, Alika hammel Cattaneo, que está há dez anos como dentista da estratégia saúde da e enfermeira tutora da estratégia de Amamenta e Alimenta Brasil,  Edjane Mercia Ribeiro Bittencourt de Araújo.

Durante o mês, outros eventos foram realizados nos diversos serviços de saúde. Todas as unidades de saúde realizaram orientação e incentivo na sala de espera, além de palestras e roda de conversa. O Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” realizou abertura do Agosto Dourado e da Semana Mundial do Aleitamento Materno, com o tema "Fortalecer a Amamentação - Educando e Apoiando".

O evento contou com uma palestra ministrada pelo médico pediatra e neonatologista, José Kleber Kobol Machado, que abordou o tema aleitamento. Na sequência, as puérperas e nutricionistas do hospital, Fernanda Cristina de Oliveira e Audenira Menezes Moreno, falaram sobre a importância da amamentação, problemas que passaram e que podiam culminar na falta de leite, além da vitória de conseguir amamentar e doar leite materno. A doadora do Banco de Leite, Aline Bueno, também deu o seu depoimento e trocou experiências com as mães.

Autor: Rafaela Mazarin