31 AGO 2022
Santo André organiza simulado de múltiplas vítimas
Divulgação/PSA
Ação vai ocorrer em novembro, no Parque Central, das 9h às 10h, e vai envolver mais de 100 profissionais
Santo André, 31 de agosto de 2022 - A Secretaria de Saúde de Santo André está se preparando para o Simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas. A ação é uma iniciativa da Coordenadoria de Urgência e Emergência do município e tem como objetivo capacitar os profissionais de departamentos públicos e privados da cidade na condução de acidentes de grande proporção.

Nesta quarta-feira (31), equipes do Samu, Defesa Civil, Departamento de Engenharia de Tráfego, Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro e hospitais privados se reuniram para realizar o table top, que é um simulado de mesa, no Centro de Operações Integradas (COI).

"Essas simulações são importantes para capacitar e entrosar as nossas equipes para atuar com agilidade em incidentes de grande proporção e que envolvem muitas vítimas. Todo o planejamento, desde a parte teórica até a parte prática, garante mais eficiência na tomada de decisões e isso é fundamental no socorro às vítimas. Fiquei muito feliz com o empenho e participação de todos durante a simulação teórica no COI", pontua o secretário de Saúde, José Police Neto.

O simulado é um exercício prático que imita uma situação real, cuja finalidade é avaliar a eficiência dos planos de emergência, bem como capacitar as equipes envolvidas.

“Neste ano vamos simular uma acidente em um show no Parque Central envolvendo food truck. Haverá um foco de incêndio, seguido de vítimas e pânico na tenda, com isso vamos gerar diversas vítimas com queimaduras, fraturas, afogamento, além do tumulto”, explica a coordenadora geral do Samu, Camila Manini Moreira Gemenez.

O simulado de acidente resultará em 30 vítimas, que serão encaminhadas para a rede de saúde pública e privada. Conforme a gravidade dos ferimentos, os pacientes serão divididos em quatro escalas de prioridades, classificadas por cores: ferimentos graves (cor vermelha), ferimentos moderados e estáveis (cor amarela), ferimentos mínimos (cor verde) e vítimas com ferimentos críticos que indicam morte iminente (cor cinza). O trânsito não será afetado e não haverá necessidade de interdição parcial ou total de vias.

“O atendimento será feito no local, mas continua dentro da instituição. Da porta da UPA, por exemplo, terá toda uma logística interna e isso será um trabalho de educação continuada. O simulado é muito importante para avaliar os nossos serviços, treinar técnicas, melhorar o tempo de resposta e, sobretudo, qualificar os nossos profissionais e integrar os serviços do município para que eles estejam preparados em uma situação desta magnitude” , completa a coordenadora geral do Samu.

As atividades vão acontecer das 9h às 10h, no dia 6 de novembro.

Outros simulados - Em 2017 o Atrium Shopping recebeu o simulado com um assalto em uma joalheria, o que resultou em reféns e vítimas de tiroteio. Em 2018, a ação ocorreu no Estádio Bruno Daniel, que recebeu simulado de um tumulto, seguido de uma explosão, durante um show no local.

Em 2019, foi simulado um acidente de trânsito envolvendo uma van, uma moto e um carro na Estrada do Pedroso, na última ação feita antes da pandemia.
Autor: Rafaela Mazarin