02 SET 2022
INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE
Santo André ilumina prédio da Prefeitura para celebrar Setembro Verde
Mês visa a conscientização sobre a importância da inclusão da pessoa com deficiência
Santo André, 2 de setembro de 2022 - Durante todo o mês de setembro, quem passar pela Prefeitura de Santo André à noite poderá notar a cor verde iluminando o topo do prédio do poder Executivo. O edifício de 15 andares será o principal símbolo do Setembro Verde, mês que tem o objetivo de alertar a população para a importância da inclusão das pessoas com algum nível de deficiência.

O período amplia o alcance da mensagem do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, que é celebrado em 21 de setembro desde 1982. A data foi oficializada pela Lei nº 11.133/2005, sancionada no dia 14 de julho pelo então presidente em exercício José Alencar. O dia foi escolhido para coincidir com o Dia da Árvore, pela proximidade com a primavera e em uma representação do florescer das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

“Somente com a conscientização sobre a importância da inclusão social das pessoas com deficiência poderemos de fato construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, destaca o secretário da Pessoa com Deficiência, Ivo de Lima.

Programação - A Secretaria da Pessoa com Deficiência programou uma série de atividades que serão realizadas durante o Setembro Verde. Entre os dias 19 e 23 acontece um treinamento para os motoristas das secretarias de Saúde e da Educação sobre qualidade no atendimento de passageiros com deficiência. A ação é fruto de uma parceria entre as secretarias da Pessoa com Deficiência e de Mobilidade Urbana, através do Centro de Educação para Mobilidade.

Entre os dias 20 e 26 de setembro, a Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Inclusiva e Apoio Educacional, realiza o 1º Seminário de Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino. A atividade tem como objetivo promover momentos de reflexão e formativos sobre o tema, para professores da rede.

Em 21 de setembro, Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, acontece a  palestra sobre “A inclusão da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho”, às 14h, no Hospital da Mulher (Rua América do Sul, 285 - Parque Novo Oratório. No dia 27, às 14h, acontece a palestra “Capacitismo e Lei Brasileira de Inclusão”, no Salão Burle Marx, localizado no 9º andar do prédio Executivo (Praça IV Centenário, s/n - Centro).

No dia 28 a programação traz, às 14h, um workshop sobre “Comunicação não Violenta – Capacitismo” no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) Ana Maria (Praça Venâncio Neto, 461 - Jardim Ana Maria).

Doação de órgãos -  A campanha Setembro Verde também foi instituída para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. A cor verde foi escolhida por ser símbolo deste tipo de doação. Durante o mês de setembro, os profissionais da saúde chamam atenção para a importância da conversa entre familiares sobre o desejo que alguém possa ter de ser um doador.

Segundo a Secretaria de Saúde, esse diálogo entre familiares é fundamental, pois o desconhecimento sobre a vontade de parentes pode inviabilizar o processo de captação e transplante de órgãos. É um aviso que pode salvar muitas vidas.

Por ser referência regional em atendimentos de traumatologia, o Centro Hospitalar Municipal de Santo André realiza diagnósticos de morte encefálica e captação de órgãos que serão encaminhados para transplantes a partir de comunicação com Organizações de Procura de Órgãos (OPOs).

| Texto: Paola Zanei
apmzanei@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142