11 SET 2022
Educando com Visão beneficia mais de mil crianças em Santo André
Helber Aggio/PSA
Iniciativa, que estava suspensa em virtude da pandemia, será realizada em três domingos

Santo André, 11 de setembro de 2022 – Na manhã deste domingo (11), 355 crianças que estudam na rede municipal de ensino de Santo André foram beneficiadas com a volta do programa Educando com Visão. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Educação e Saúde com o Rotary Club, que realiza consultas com oftalmologista, exames gratuitos, além da entrega de óculos.

A ação iniciada neste domingo será repetida nos dias 25 de setembro e 9 de outubro e vai beneficiar, ao todo, mais de mil crianças. Os professores e equipes gestoras das Emeiefs recebem treinamento específico para identificar as crianças com problemas de visão, que são encaminhadas para as forças-tarefa do programa.

A biomédica e diretora de Atenção à Saúde, Luciane Suzano Pereira Cunha, participou da primeira ação deste domingo que foi realizada pela manhã no Centro Médico de Especialidades localizado na rua Joaquim Távora. “Essa ação em parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Rotary Club Santo André Norte terá duração de mais dois domingos, atenderemos ao total uma média de 1.065 crianças”, explica.

“A ação teve como objetivo a avaliação oftalmológica das nossas crianças, encaminhamentos de acordo com a necessidade e a oferta de óculos após avaliação e indicação médica”, completa Luciane Cunha.

“Eu vim porque a escola encaminhou. Eu nem imaginei que ele precisaria usar óculos, porque ele nunca relatou. Ainda vamos fazer os exames, mas se ele precisar usar mesmo, o programa me ajudou bastante”, conta a auxiliar de produção Letícia Estevan de Souza, moradora do Jardim Santo André.

A cabelereira Jéssica Nunes Freire, de 28 anos, foi acompanhar a filha Esther Nunes Freire, de 7 anos, na consulta.  “Foi uma oportunidade muito boa porque hoje está tudo muito caro e nós não temos condição. Foi uma ótima oportunidade para a saúde dela e uma oportunidade de economia pra mim também”, comenta.

Desde sua criação, em 2004, o programa Educando com Visão já realizou mais de 5 mil exames oftalmológicos e auxiliou na correção de problemas visuais de aproximadamente 3 mil crianças.

O Rotary Club Santo André Norte participa de toda a execução do programa e da aquisição dos óculos, com os recursos arrecadados na Festa Alemã.

Autor: Rafaela Mazarin