14 SET 2022
EDUCAÇÃO
Reflexão sobre preservação ambiental é tema de espetáculo para alunos da rede municipal de Santo André
Alex Cavanha/PSA
Cerca de 3 mil alunos terão acesso à apresentação teatral; temática reforça trabalhos práticos e educativos desenvolvidos no primeiro semestre
Santo André, 14 de setembro de 2022 – Um verdadeiro espetáculo desenvolvido apenas com sacolas e lonas plásticas que promete encantar cerca de 3 mil alunos da rede municipal de Santo André. A partir do projeto “A natureza devolve o que não é dela”, a Secretaria de Educação de Santo André traz a Cia. Truks de teatro ao Centro de Formação de Professores Clarice Lispector para apresentação da peça Expedição Pacífico, complementando o debate e a reflexão sobre a importância da preservação ambiental.

“Com a peça você aprende mais sobre o oceano, os problemas causados pelo lixo e os cuidados que temos que ter com a natureza”, afirma o aluno Mateus Soares Guimarães, da Emeief Vinícius de Moraes.

O espetáculo traz as figuras de dois catadores que, ao recolherem o lixo da grande cidade, conseguem rapidamente transformar os itens em verdadeiras poesias visuais, agregando criatividade, bom humor e diversão para o enredo.

“Temos que reciclar e não jogar lixo no nosso meio ambiente. Eu mesmo crio brinquedos com garrafas PET para me divertir e ajudar a proteger o nosso planeta”, pontua Gabriel, de 9 anos, também aluno da Emeief Vinícius de Moraes.

A Cia. Truks, por meio dos atores Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas, explora gestos e expressões na construção da peça, trazendo à tona a grande Ilha de lixo que cresce a cada dia em algum ponto do Oceano Pacífico.

Para a professora Vanessa Girminhasi, a apresentação reforça o conteúdo trabalhado em aula, a partir do projeto “A natureza devolve o que não é dela”, incluso na grade curricular municipal. “Com essa apresentação lúdica ficou ainda mais claro a importância de reciclar, reduzir a produção dos resíduos e proteger o nosso meio ambiente”.

“A natureza devolve o que não é dela” - Tudo começou com a proposta de trabalhar a temática para que crianças, jovens e adultos, compreendessem o meio ambiente em sua totalidade e as consequências que atos inadequados do descarte do lixo podem causar ao ecossistema. Os meses de trabalho do primeiro semestre foram materializados em 119 banners, que compartilham as atividades realizadas nas unidades escolares.

O objetivo da ação, além das atividades pedagógicas que foram realizadas, teve como foco compartilhar informações que incluíram endereços e locais de descarte correto de lixo, para que os rios, córregos e bueiros carregassem apenas água nos seus leitos e não tivessem seus fluxos interrompidos pelo lixo descartado em locais indevidos, dificultando a volta à normalidade na vida dos cidadãos.

O projeto envolveu todos os alunos que frequentam o Atendimento Educacional Especializado nos diferentes polos distribuídos pelo município de Santo André. Entre os assuntos abordados destacam-se: água limpa e consumo responsável, jardim sensorial com plantas aromáticas utilizando materiais recicláveis, os 5 Rs da sustentabilidade, horta autoirrigável com garrafas PET e arte.

Autor: Caroline Terzi