21 SET 2022
EMPREENDEDORISMO
Programa 1.000 Mulheres tem início em Santo André
Iniciativa realizada pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura tem como objetivo transformar a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade por meio do empreendedorismo
Santo André, 20 de setembro de 2022 - Cerca de 40 mulheres irão participar em Santo André da primeira turma do programa 1.000 Mulheres. A iniciativa do Sebrae, realizada em parceria com a Prefeitura, tem como objetivo transformar a vida de mulheres em situação de vulnerabilidade social por meio do empoderamento feminino e do fomento ao empreendedorismo como oportunidade de geração de trabalho e renda.

A parceria com o município é realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, da Escola de Ouro Andreense e da Secretaria de Cidadania e Assistência Social. A primeira aula do programa aconteceu nesta terça-feira (20), no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Jardim Cristiane.

Com 32 horas de duração, distribuídas em oito dias de atividades presenciais, o programa atua em duas frentes: no desenvolvimento pessoal das mulheres e no conhecimento sobre gestão de negócios. Por isso, a iniciativa é dividida em dois ciclos. O primeiro, com três dias e 12 horas de duração, estimula o empoderamento das mulheres, incentivando-as a desenvolver suas habilidades socioemocionais, por meio de reflexões sobre sua trajetória, seus sonhos e sua capacidade de realização.

No segundo ciclo, com duração de 20 horas e cinco dias de atividades, as participantes receberão informações sobre sobre empreendedorismo, marketing, finanças e formalização.

Após o Cras Jardim Cristiane, o programa vai passar por todos os nove Centros de Referência de Assistência Social da cidade. Ainda não está definido qual a próximo centro a receber o programa.

Mulheres em situação de rua, idosas, imigrantes, indígenas, negras, mulheres com deficiência, reeducandas (mulheres em situação de reclusão), refugiadas, transgêneros ou em situação de violência são o público-alvo alvo do programa 1.000 Mulheres. A equipe do Cras é responsável pela captação das munícipes que participarão da iniciativa. Não há inscrições abertas.

“Trazer este programa em todos os Cras do município é uma ação de extrema importância e gratidão, por todo este processo que podemos proporcionar para estas mulheres em situação de vulnerabilidade. Assim, elas podem primeiro melhorar sua autoestima e a partir desse aprendizado qualificar suas ações, proporcionando a transformação social que tanto desejamos na nossa sociedade”, diz o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir.

Segundo o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, mais importante do que transmitir conhecimento sobre empreendedorismo é levar para quem mais precisa a oportunidade da geração de trabalho e renda, além da inclusão produtiva,  possibilitando que essas pessoas em situação de vulnerabilidade tornem-se  protagonistas da própria história.

“A Prefeitura tem realizado, além do programa 1.000 Mulheres, diversas ações voltadas para o fomento ao empreendedorismo, que é considerado um dos pilares do desenvolvimento econômico na cidade. Esse programa se junta a ações como o Circuito Andreense de Empreendedorismo, a Incubadora Pública de Economia Solidária e a Sala do Empreendedor, localizada no Térreo 1 da Prefeitura”, acrescenta Banzato.

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Divulgação/PSA