21 SET 2022
Santo André realiza 1º Simpósio de Educação Inclusiva
Palestras e apresentações integram semana especial da Pessoa com Deficiência

Santo André, 21 de setembro de 2022 – Promovendo troca de experiências, educação e conhecimento, teve início na noite desta terça-feira (20) em Santo André o 1º Simpósio de Educação Inclusiva. Serão cinco dias com palestras, apresentação musicais, rodas de conversas, entre outras atividades.

A abertura contou com o espetáculo de música "Noturno Cadeirante” da Oficina dos Menestreis, realizado no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, com participação dos professores, coordenadores e gestores da Secretaria de Educação. O simpósio faz alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quarta-feira (21), e convidou para as ações da semana todos os profissionais que compõem as equipes de Emeiefs, Emeis, creches, Centros Públicos de Formação Profissional, Cesas, Parque Escola, Sabina, Nanasa, e outros. As inscrições estão sendo realizadas através do site https://tinyurl.com/seminarioeducacaoinclusiva e serão encerradas quando atingido o limite de vagas.

A quarta-feira reserva palestras online com temas diversos, sobretudo visando os desafios educacionais para alunos com o transtorno do espectro autista, além de confecção de materiais para crianças de 0 a 5 anos. À noite os temas são deficiência visual e auditiva. A quinta-feira (22) terá também palestras no formato virtual sobre tecnologia, neurociência, inteligência e aprendizagem. Fechando esta semana, na sexta-feira (23), das 19h30 às 21h, o espetáculo musical AUT, realizado por autistas, acontece também no Centro de Formação de Professores, para funcionários da Educação e também familiares dos alunos da rede municipal de ensino.

Por fim, na segunda-feira (26), também de forma presencial e no mesmo local, o dia começa logo às 8h com a palestra “Nada sobre nós, sem nós”, seguido do relato de vida do aluno da Nanasa, Sergio Silva de Faria, e uma roda de conversa, compartilhando as dissertações e teses acerca da Educação Inclusiva. O período da tarde traz ainda novamente o espetáculo musical AUT e a palestra “Diagnóstico acerca da deficiência com ponto de partida”. Já no período noturno, mais uma vez online, acontecem mais quatro palestras com diferentes temas. Serão 36 palestrantes que passarão pelos diferentes dias.

“Temos atenção especial com esta população tão importante na cidade. Este trabalho de educação inclusiva é mais um passo para uma Santo André mais igualitária, justa e correta. Seguiremos investindo para que novas oportunidades como essas sejam criadas, atingindo sempre o maior público possível”, diz o prefeito Paulo Serra.

Os inscritos receberão a confirmação da inscrição por e-mail (Institucional do CFP Clarice Lispector e/ou Gmail do CFP Clarice Lispector). Vale lembrar que é preciso atenção com as caixas de spam ou lixo eletrônico. Os contemplados receberão o link para acesso à atividade por e-mail.

Para o acesso é necessário o uso do e-mail pessoal da plataforma Microsoft Teams e o link da lista de presença será disponibilizado no momento da atividade (a liberação da lista de presença se dará após 15 minutos do horário de início e ficará disponível até 15 minutos após o horário previsto de término). Sem o preenchimento e envio do formulário não haverá efetivação da presença. O certificado será emitido em até 60 dias. Em caso de dúvidas basya entrar em contato pelo e-mail: centrodeformacao@santoandre.sp.gov.br

| Texto: Guilherme Menezes
| Foto: Alex Cavanha/PSA