21 SET 2022
Santo André adquire 12 novos ônibus e moderniza frota
Veículos estão sendo equipados com sistema de bilhetagem eletrônica com pagamento via celular

Santo André, 20 de setembro de 2022 – Trazendo modernização, facilidade e segurança para o dia a dia do andreense, a Prefeitura de Santo André entregou nesta terça-feira (20) 12 novos ônibus para a frota do transporte público municipal. Os veículos são zero-quilômetro e irão reforçar o uso diário dos munícipes, trazendo ar condicionado, e sobretudo a novidade do sistema de bilhetagem eletrônica, que cobra as passagens com o passageiro usando apenas o celular, pelo aplicativo do banco digital, aproximando o aparelho ao leitor. Se o pagamento for realizado pelo meio digital, o sistema imediatamente libera o acesso pela catraca. Esta nova tecnologia ainda está em fases de testes e em breve será disponibilizada.

Além disso, a nova frota - com investimento de R$ 8,4 milhões - conta com câmera para reconhecimento facial, trazendo segurança e evitando fraudes. Por fim, os veículos trazem porta USB para os usuários e elevador para os cadeirantes. Todos os ônibus fazem parte da Viação Guaianazes, que integra o Consórcio União Santo André.

“Temos o desafio de melhorar a mobilidade urbana nestes oito anos de gestão e por isso sempre renovamos a frota, mantendo uma média razoável da idade dos veículos, trazendo principalmente inovação, como foi o caso do ar condicionado, que teve início na nossa gestão. Temos um grande planejamento junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para a melhoria da mobilidade da cidade, reduzindo o tempo de viagem e oferecendo conforto. O pós-pandemia traz novos parâmetros e vamos nos adequando às mudanças dinâmicas do dia a dia”, comenta o prefeito Paulo Serra. Desde 2017, Santo André já entregou 131 novos ônibus.

Inicialmente, os 12 ônibus atenderão as linhas B21 (Cidade São Jorge – Campestre), T27 (Condomínio Maracanã – Estação Santo André) e T29 (Vila Suiça – Estação Santo André), suprindo demanda do segundo subdistrito. Cerca de 24 mil usuários em média diariamente utilizam as linhas. Novos veículos estão em processo de contratação e serão distribuídos para as diferentes linhas da cidade.

Santo André também já está inovando com ônibus elétricos em sua frota. No final do primeiro semestre, os testes foram feitos e em breve veículos deste modelo estarão rodando pela cidade. A previsão é que até o primeiro semestre do ano que vem, cerca de 20 unidades do tipo estejam circulando em Santo André, após passarem por todas as certificações e homologações.

Os ônibus possuem baterias com recarga rápida de até quatro horas com autonomia para 250 km por dia com uma carga noturna, sendo que pode transportar 87 passageiros, dependendo do comprimento e quantidade de portas. As provas se estenderão até o final do ano na lista de testes da Marcopolo, na cidade de Caxias do Sul/RS, e os primeiros lotes piloto comercializáveis saem ao mercado logo no início de 2023.

| Texto: Guilherme Menezes
| Foto: Alex Cavanha/PSA