22 SET 2022
DESTAQUES
Grupo de xaxado Bandoleiros de Solidão faz apresentação ao ar livre nesta sexta em Santo André
Conjunto composto por 26 músicos de Pernambuco estará em frente ao Cine Theatro Carlos Gomes, ao meio-dia
Santo André, 22 de setembro de 2022 - Vindo diretamente de Pernambuco, o grupo de xaxado Bandoleiros de Solidão se apresenta nesta sexta-feira, ao meio-dia, em frente ao Cine Theatro  de Variedades Carlos Gomes. O grupo, formado por 26 componentes, interpreta clássicos da música nordestina de compositores como Luiz Gonzaga, Rui Grudi e Amelinha e declama versos sobre a realidade do sertão. A apresentação, que acontece ao ar livre, é gratuita. O endereço é Rua Senador Fláquer, no Centro.

De acordo com o coordenador do grupo, Agrimele Alves da Silva, os Bandoleiros de Solidão nasceram há 21 anos, no município de Solidão, uma pequena cidade pajeuzeira, o que quer dizer localizada no Sertão do Pajeú (PE), região banhada pelo rio  que era chamado pelos índios de “Payaú”, ou “rio do pajé”.

O grupo surgiu por meio de um programa do Governo do Estado de Pernambuco chamado “Ciranda da Criança”. Desde então, os Bandoleiros de Solidão viajam o Brasil para manter viva a cultura do xaxado. De acordo com Silva, várias gerações de músicos já passaram pelo grupo, somando cerca de mil pessoas.

Neste final de semana o grupo está em turnê por São Paulo, com apresentações agendadas em diversos espaços. A passagem do grupo pela capital paulista começa com uma apresentação nesta sexta na Praça da Sé, às 8h, e termina com show no Centro de Tradições Nordestinas, no domingo (25), às 16h. A programação completa pode ser acessada no Instagram do grupo (@bandoleiros_de_solidao).

Texto: Paola Zanei
apmzanei@santoandre.sp.gov.br-4433-0142