26 SET 2022
SAÚDE
Segunda etapa do programa Educando com Visão atende 355 alunos da rede municipal de Santo André
Projeto identifica problemas de visão de estudantes e oferece consultas com oftalmologista; mais de mil crianças serão beneficiadas

Santo André, 25 de setembro de 2022 - O Centro Médico de Especialidades Joaquim Távora, na Vila Assunção, recebeu neste domingo (25) 355 alunos de escolas municipais de Santo André, para realização de exames e consultas com oftalmologista.

A iniciativa faz parte do programa Educando com Visão, que identifica problemas de visão em alunos de escolas municipais, encaminha os estudantes para avaliação médica gratuita e entrega óculos sem custo para as crianças. A ação deste domingo é a segunda força-tarefa de consultas e exames oftalmológicos realizada neste ano.

O programa Educando com Visão é realizado por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação de Santo André com o Rotary Club. Neste ano, a iniciativa vai beneficiar 1.065 crianças.

A biomédica e diretora de Atenção à Saúde de Santo André, Luciane Suzano Pereira Cunha, participou da primeira ação e coordenou também o segundo encontro. “É muito importante essa ação, que inclui desde a avaliação oftalmológica das nossas crianças até a oferta de óculos após avaliação e indicação médica”, comenta.

O Educando com Visão capacita professores e equipes gestoras das Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeiefs) para identificar as crianças com problemas de visão, que são encaminhadas para as forças-tarefa do programa. Elas passam por consultas gratuitas com oftalmologista e depois recebem os óculos de acordo com a necessidade.

A primeira etapa do projeto foi realizada no dia 11 de setembro e contemplou outras 355 crianças. O terceiro e último encontro está previsto para 9 de outubro.

Desde sua criação, em 2004, o programa Educando com Visão já realizou mais de 5 mil exames oftalmológicos e auxiliou na correção de problemas visuais de aproximadamente 3 mil crianças. A iniciativa tem apoio do Rotary Club Santo André Norte, que participa de toda a execução do programa e da aquisição dos óculos, com os recursos arrecadados na Festa Alemã.

| Texto: Anderson Fattori