27 SET 2022
SEMASA
Santo André avança com intervenções para monitorar condições climáticas e meteorológicas
Município começou a instalar novas estações meteorológicas e câmeras de monitoramento em córregos e no Rio Tamanduateí

Santo André, 27 de setembro de 2022 – A Prefeitura de Santo André está ampliando e modernizando o seu sistema de monitoramento e alerta de chuvas para que o município possa detectar, com antecedência, eventos que envolvem condições climáticas e meteorológicas. As melhorias também são realizadas para que a Defesa Civil e as equipes que atuam com serviços de drenagem obtenham maior eficiência na execução de ações preventivas, o que é fundamental para trazer mais segurança à população e reduzir riscos de desastres.

A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos instalou mais 20 estações meteorológicas no município, equipamentos para registrar e monitorar a temperatura, umidade relativa do ar, direção e velocidade dos ventos, precipitação (há pluviômetros acoplados nos dispositivos) e incidência de radiação solar. A previsão é de que, até o fim deste ano, sejam instalados, ao todo, 25 equipamentos do tipo. Com isso, Santo André terá mais agilidade para comunicar situações de risco e enviar alertas e avisos de inundações, enxurradas e outros fenômenos.

Também já foram implantadas cerca de 30 câmeras para monitorar córregos, o Rio Tamanduateí e locais onde há incidências de alagamentos e enchentes. Um dos córregos beneficiados é o Cassaquera (no trecho da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello) e o Guarará (na avenida Capitão Mário Toledo de Camargo), região com histórico de transbordamento do curso d’água. Ao todo, serão instaladas 52 câmeras de monitoramento – a cidade já possuía 14 dispositivos do tipo. A Prefeitura ainda pretende implantar 15 fluviômetros para medir a vazão de água em córregos e no Rio Tamanduateí.

"Prevenção contra danos e preservação da vida. Estas são frentes que estamos trabalhando em Santo André desde o início na gestão, com ações de combate às enchentes. A instalação desses equipamentos faz parte deste planejamento e nos ajudarão a agir com antecedência mediante possíveis situações de risco", destaca o prefeito Paulo Serra.

Outra novidade é a instalação de bocas de lobo inteligentes, que são equipamentos de drenagem que possuem um cesto com sensor acoplado para identificar e reter resíduos, evitando que ocorra a obstrução do escoamento de águas pluviais e que os resíduos possam poluir rios e córregos. A Prefeitura projeta colocar 500 bocas de lobo inteligentes, o que será algo inédito no município.

As melhorias estão sendo feitas com recursos próprios da administração municipal. O investimento para as novas estações meteorológicas e câmeras de monitoramento é de aproximadamente R$ 1 milhão.

A verba investida entrará como contrapartida de US$ 12,5 milhões do programa Sanear Santo André, que recebe financiamento de US$ 50 milhões da CAF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina. O programa envolve diversas obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade urbana. Atualmente, as intervenções em andamento são relacionadas à construção de novas Estações de Coleta, cuja gestão é feita pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para que a população possa descartar corretamente diversos tipos de resíduos, como entulho, móveis e eletroeletrônicos.

| Texto: Susi Elena