03 OUT 2022
EMPREGO
Santo André lidera geração de empregos no mês de agosto
Levantamento realizado mensalmente pelo Caged apontou que a cidade foi responsável por 36,5% dos postos gerados na região
Santo André, 3 de outubro de 2022 - Santo André liderou a geração de empregos formais no ABC no mês de agosto, segundo levantamento do Caged  (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com o levantamento, divulgado na última quinta-feira (29), a cidade foi responsável por 36,5% dos postos criados no conjunto dos sete municípios da região, ou seja, por 1.827 oportunidades de trabalho.

São Bernardo ficou em segundo lugar, com 33% dos postos gerados, seguido por São Caetano, que criou 9,9% dos empregos formais na região. Ao todo foram gerados 5.012 postos no ABC no período.

O município também apresentou significativa elevação no ritmo de geração de empregos formais nos últimos três meses, saltando de 281 em junho para 1.257 em julho, e para 1.827 em agosto, resultado impulsionado pelo setor de serviços. O segmento foi responsável pela criação de 1.229 empregos em agosto, número que representa 67% do total gerado no mês, e é seguido de longe pela construção civil , que criou 323 vagas.

Ainda segundo o levantamento do Caged, no acumulado do ano – entre janeiro e agosto –, Santo André criou 8.413 oportunidades formais de trabalho, contra 5.008 postos criados no mesmo período do ano passado, uma alta de 68%. O setor de serviços foi o que apresentou melhor desempenho também no período entre janeiro e agosto deste ano, com 6.140 vagas criadas. No mesmo período do ano passado, o mesmo setor gerou 1.899 oportunidades.

O setor de construção civil também apresentou bom desempenho entre janeiro e agosto deste ano, mas registrou alguma retração na comparação com o mesmo período do ano passado. Até agosto de 2022, a construção civil gerou 1.313 vagas, contra 1.526 no mesmo período do ano passado. Enquanto o comércio registrou um saldo de 469 novas oportunidades, contra 797 criadas no mesmo período do ano passado.

Na comparação isolada do mês de agosto, a cidade registrou a criação de 1.827 vagas contra 2. 281 oportunidades geradas no mesmo mês do ano passado.

Texto: Paola Zanei
apmzanei@santoandre.sp.gov.br - 4433-0142