03 OUT 2022
Santo André lança edital para desenvolvimento da Internet das Coisas
Chamamento visa firmar parceria com laboratórios de conectividade e preparar cidade para crescimento da tecnologia
Santo André, 3 de outubro de 2022 - Estima-se que até 2025, haverá cerca de 40 bilhões de dispositivos conectados à internet no mundo, sendo que mais de 30 bilhões serão dispositivos IoT (Internet of Things), segundo levantamento da consultoria especializada IoT Analytics. “Internet das Coisas” é o termo usado em português para descrever a rede de objetos físicos incorporados a sensores, software e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. Esses dispositivos variam de objetos domésticos comuns, como geladeiras e televisões, a ferramentas industriais sofisticadas.

Para preparar a cidade para este contexto e a superação do desafio que é dominar a tecnologia relacionada à IoT e à conectividade, a Prefeitura de Santo André abriu um chamamento público que vai selecionar propostas de cooperação não onerosa para implantação de projetos de Laboratório Aberto de IoT e Conectividade (LAIC).

O edital  pode ser acessado por meio do link: https://www2.santoandre.sp.gov.br/images/Edital_de_Chamamento_SDGE-SIA_001-22_Acordo_de_Cooperacao_Laboratorio_Conectividade_final.pdf

“O mundo vive um contexto de hiperconectividade e a gente precisa, para continuar sendo relevante no mundo, dominar as competências associadas a essas tecnologias. Então temos buscado iniciativas interessadas em se apropriar dessas competências e estimula-las”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, durante reunião do Comitê Municipal de Inovação realizada na última quinta-feira (29).

Segundo o secretário, trata-se de um edital de apoio e colaboração para laboratórios que trabalhem com IoT e conectividade e também que sejam ambientes de prototipagem de dispositivos que serão utilizados nos equipamentos que possibilitam o funcionamento da Internet das Coisas.

Por meio da resposta ao edital, serão realizados acordos de cooperação não onerosos entre a Prefeitura e instituições de ensino e pesquisa, para que os laboratórios com uso voltado para a IoT e a conectividade possam ser compartilhados e abertos ao uso de outras instituições, se tornando também uma estrutura compartilhada, multiusuários, orientada ao suporte a projetos de ICTs (Instituições de Ciência e Tecnologia), startups, MEEPPs (Micro Empresas de Pequeno Porte), instituições integrantes do Ecossistema do Parque Tecnológico de Santo André e outros segmentos, aproveitando inclusive alguma ociosidade destes ambientes.

“Queremos estimular a cultura de produção técnico-cientifica colaborativa e de compartilhamento. E também potencializar a utilização desses laboratórios em projetos de interesse comum, principalmente de extensão tecnológica, apoiando a criação de demonstradores, a realização de testes de conceito e prototipagem de dispositivos IoT”, explica o diretor técnico do Parque Tecnológico, Marcos Godinho.

Além de fazer a ponte e criar conexões entre instituições de ensino, pequenas e micro empresas de tecnologia, startups e centros de pesquisa em prol do crescimento por meio da inovação, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego e da Secretaria de Inovação e Administração, fará o compartilhamento de recursos materiais, conhecimento, capacidades técnicas e outras formas de apoio, de acordo com os planos de trabalho aprovados.

Os interessados em participar do chamamento devem preencher as inscrições em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSccRENGaCI9CaXK37piqLuJvuYdTdOeoJ5nVNrUHJO1bPvpNg/viewform

Texto: Paola Zanei
Foto: Alex Cavanha