05 OUT 2022
FUNDO DE SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
Ana Carolina Serra volta à presidência do Fundo Social de Solidariedade
Angelo Baima/PSA
Primeira-dama reassume cargo após disputa das eleições; intenção é dar início a novos projetos e continuar com programas e ações existentes

Santo André, 5 de outubro de 2022 - A primeira-dama Ana Carolina Serra reassumiu nesta quarta-feira (5) seu posto como presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André. Seis meses após se afastar da função para disputar as eleições, ela está de volta para dar sequência tanto aos programas que reativou quanto aos que criou e colocou em funcionamento a partir de 2017.

Participaram da cerimônia de posse o prefeito Paulo Serra, o vice-prefeito Luiz Zacarias, o presidente da Câmara Municipal, Pedrinho Botaro, além de Ana Cláudia de Fabris, que ficou à frente do Fundo Social desde 4 de abril e agora regressa ao cargo de diretora do Núcleo de Inovação Social. Entre aplausos e com sorriso no rosto, Ana Carolina Serra assinou ao lado do marido e chefe do Paço andreense o documento que oficializa seu regresso.

“O Núcleo de Inovação Social começou pequenininho, em 2017. Quantos acreditavam no resgate do trabalho e da dignidade das pessoas através da solidariedade, de estender a mão a quem mais precisa. Agradeço ao trabalho da equipe pequena de coração gigante, que sempre esteve ao lado, conhecendo a condição de vulnerabilidade das pessoas e acreditando que era possível transformar vidas através da assistência e do resgate da capacitação profissional e da solidariedade”, destaca Ana Carolina Serra.

O Banco de Alimentos, por exemplo, foi reaberto no primeiro ano da atual gestão e já doou 3 mil toneladas em cestas básicas; campanhas do agasalho e de brinquedos foram realizadas, com 1,4 milhão de itens (entre roupas, cobertores, sapatos e outros) e 32 mil brinquedos; programas como o Moeda Verde e o Moeda Pet foram criados – respectivamente com 770 toneladas de resíduos reciclados e 180 mil garrafas PET recebidas, itens revertidos em 154 toneladas de alimentos e 9 toneladas de ração para animais de estimação.

Além disso, foram distribuídos 46 mil certificados pela Escola de Ouro Andreense e, por meio de parceria com os shoppings centers da cidade (ABC, Atrium, Grand Plaza e Shoppinho), foram abertas as Lojas Solidárias, com arrecadação permanente dos mais variados itens durante todo o ano, e durante a pandemia da Covid-19 ocorreram ações como o Costurando com Amor, que contratou costureiras para produzir máscaras às pessoas em condição de vulnerabilidade.

"Estou muito feliz em regressar aqui. Durante este período em que estive afastada, as ideias borbulharam e ainda temos mais seis meses para colocá-las em prática, como fizemos desde 2017, e que vão continuar mesmo quando eu precisar me afastar novamente. Se há muito a se trabalhar, trabalharemos. Nada parou enquanto estive ausente. Ao contrário, os números só cresceram. Houve continuidade no trabalho e no atendimento. E até março colocaremos ideias novas em prática com relação ao lixo eletrônico, com relação ao Projeto Mãe Andreense, bem como projetos que já acontecem, como Natal Solidário e campanha de arrecadação de brinquedos", continua Ana Carolina Serra, que foi eleita deputada estadual com 198.698 votos (154.080 deles em Santo André).

Aliás, justamente em razão da eleição, a primeira-dama permanecerá à frente do Fundo Social de Solidariedade até março, quando assume sua cadeira na Assembleia Legislativa. Santo André volta a ter um representante na Casa após quatro anos.

“Parabéns e bem-vinda de volta. Sei que você ama o Núcleo de Inovação e o Fundo Social e está muito feliz de estar aqui, mas a má notícia é que serão durante apenas seis meses. Então aproveite bastante, tire do papel ainda mais projetos, intensifique ainda mais esse trabalho, porque a partir de março você estará na Assembleia representando nossa cidade, todo esse conceito, essa equipe, essas pessoas, levando as boas ideias e esse conceito de gestão mega eficiente que muda a vida das pessoas para todo o Estado”, enfatiza o prefeito Paulo Serra.

Enquanto esteve participando dos compromissos eleitorais, Ana Carolina Serra foi substituída por Ana Cláudia de Fabris, que manteve as propostas ativas, em desenvolvimento e crescentes, com arrecadações e doações de alimentos, agasalhos e brinquedos, desenvolvimento de cursos de capacitação e muito mais.

“Quero agradecer todas as entidades assistenciais que estiveram firmes ao nosso lado e confiaram na continuidade do trabalho, aos andreenses que possibilitaram isso e mantiveram o espírito solidário da nossa cidade, todas as equipes e ao prefeito. Gratidão pela confiança. Foi uma honra”, declara Ana Cláudia de Fabris, que parabenizou Ana Carolina Serra e não conseguiu controlar as lágrimas de emoção.

“As urnas mostraram o quão importante é o que está sendo feito pela cidade. É o reconhecimento das ideias, planos e ações que deram certo e agora tomam outra proporção. Você é inspiração, generosidade, esperança na vida das pessoas e amor. Que bom ter você de volta aqui e no nosso cotidiano”, completa Ana Cláudia de Fabris.

“Agradeço a Ana Cláudia pelo trabalho, pela continuidade, pelo ritmo, que foram exatamente os mesmos. As entidades continuaram sendo atendidas, porque é um conceito que queremos que permaneça mesmo quando não estivermos mais à frente da gestão da cidade, ficando na natureza, no DNA. É um legado que vamos deixar e que foi reconhecido de maneira avassaladora pela cidade e também pela região do ABC e pelo Estado”, exalta o prefeito Paulo Serra.

Autor: Dérek Bittencourt