25 OUT 2022
EDUCAÇÃO
Educação de Santo André realiza encontro sobre diálogos pedagógicos do Ensino Fundamental
Cerca de 700 profissionais participarão da iniciativa que visa auxiliar no desenvolvimento do trabalho de profissionais das Emeiefs
Santo André, 25 de outubro de 2022 – A Secretaria de Educação de Santo André, por meio do Departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Deief), realiza nesta semana a primeira edição do encontro "Diálogos Pedagógicos do Ensino Fundamental". A iniciativa visa auxiliar no desenvolvimento do trabalho de profissionais das Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental), qualificando ainda mais o trabalho pedagógico.

Para a diretora do Deief, Silvia Baldijão, o evento é mais uma oportunidade de formação e reflexão aos profissionais de ensino. “Entendemos que a qualificação dos mesmos deva ocorrer de maneira contínua, com temáticas estritamente ligadas às suas necessidades. Com a qualificação dos nossos profissionais, objetivamos cada vez mais um serviço de qualidade a ser disponibilizado aos nossos alunos”, pontua.

“O intuito é que possamos sempre fomentar diálogos que vão ao encontro das necessidades destes profissionais para que cada vez mais tenhamos um olhar assertivo junto às crianças, qualificando assim os processos de ensino e aprendizagem”, completa a gerente de Ensino Fundamental I, Viviane Gadelha Canavan.

A abertura do encontro ocorreu na noite desta segunda-feira (24), no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, com a apresentação da professora Priscila Monteiro, que trouxe o tema “Aprender por meio de resolução de problemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental”.

Nos demais dias do evento, as palestras serão realizadas em formato on-line, com inscrição prévia por parte dos interessados. Nesta terça-feira (25), o professor Fabio Luiz D’Angelo aborda a “Alfabetização pelo corpo, o olhar para a criança de maneira integral”. Já na quarta (26), a professora Grazielly Alves Pereira fala sobre “A implementação da lei 10.639 e as possibilidades de trabalho com as crianças do Ensino Fundamental”. E na quinta (27), a professora Priscila de Giovani encerra a programação com o tema “Alfabetização e as possibilidades para recuperação das oportunidades de aprendizagens das crianças”.

As propostas dos palestrantes trazem em seu escopo quatro grandes temáticas. Na primeira delas, há ênfase na resolução de problemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, já a segunda temática traz a alfabetização pelo corpo, o olhar para a criança de maneira integral.

Outra reflexão importante, trazida na terceira temática, é a implementação da lei nº 10.639/03 no cotidiano das crianças e as possibilidades de trabalho no Ensino Fundamental. Essa lei estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, tendo como um dos objetivos o desenvolvimento do trabalho no respeito à diversidade cultural, racial e social, reconhecendo aspectos históricos e característicos dos povos que contribuíram para a formação do povo brasileiro.

Por fim, como última temática, destacam-se a alfabetização e as possibilidades para recuperação das oportunidades de aprendizagens das crianças, considerando o contexto pandêmico. Sendo assim, a Secretaria de Educação acredita que se faz urgente, em continuidade aos processos formativos já realizados na rede municipal, a efetivação de ações de intervenção pedagógica com foco em sanar as lacunas de aprendizagem diagnosticadas nos processos de avaliação.

“A primeira edição dos 'Diálogos Pedagógicos do Ensino Fundamental' vem na perspectiva de dialogar sobre temáticas que a rede tem trazido como necessidade, considerando as análises dos indicadores de acompanhamento das aprendizagens, o olhar dos profissionais da educação que atuam nas unidades, bem como os planos de formações dos Projetos Político Pedagógicos de cada escola” finaliza a gerente de Ensino Fundamental I, Viviane Gadelha Canavan.

| Texto: Caroline Terzi

| Fotos: Divulgação