01 DEZ 2022
EMPREGO
Santo André tem alta de 36% na geração de empregos nos primeiros dez meses do ano
Cidade gerou 10.293 postos de trabalho formais entre janeiro e outubro deste ano, segundo levantamento do Caged
Santo André, 30 de novembro de 2022 - Santo André gerou 10.293 empregos formais entre janeiro e outubro deste ano, número que é 36% maior do que os 7.539 postos de trabalho gerados no mesmo período do ano passado. Os dados foram apontados no levantamento deste mês realizado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego.

O setor que gerou mais vagas nesse período foi o de serviços, que apresentou alta de mais de 100% no número de postos de trabalho criados, em comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a outubro de 2021, foram gerados 3.668 postos de trabalho no segmento de serviços, enquanto neste ano foram gerados 7.442 empregos no mesmo setor, de acordo com o levantamento.

O setor de serviços, de acordo com o Caged, foi o único segmento que teve alta na geração de empregos entre janeiro e outubro deste ano em todo o ABC, enquanto os demais registraram queda. Entre os subsetores do segmento de serviços com maiores saldos na geração de empregos na região estão os serviços de agenciamento de mão de obra e serviços para edifícios, saúde, educação e transporte (logística). O saldo de empregos é o resultado do número de admissões menos o número de desligamentos, em um determinado período.

Em Santo André, o setor da construção civil também apresentou alta, mas bem mais discreta nos primeiros dez meses deste ano. Foram criadas 1.490 vagas no segmento, enquanto no mesmo período do ano passado o setor criou 1.396 oportunidades de trabalho.

Já o comércio e a indústria desaceleraram o ritmo de criação de vagas na cidade, visto que o segmento do comércio criou 1.468 vagas de janeiro a outubro do ano passado, enquanto neste ano foram 789 novos postos. A indústria, que nos dez primeiros meses do ano passado havia gerado 1.012 postos de trabalho, em 2022 deu origem a 595 vagas. Por último, o setor de agropecuária, que criou cinco vagas entre janeiro e outubro do ano passado na cidade, ficou com saldo negativo este ano (-3 vagas).

Com enfoque na comparação mês a mês, o setor de construção civil foi o único que teve aumento de contratações na comparação entre os meses de setembro e outubro deste ano. O segmento criou 131 vagas no mês de outubro, contra 42 em setembro. O setor de serviços, no entanto, foi o que mais contratou no mês, em Santo André, mas ficou um pouco abaixo do desempenho de setembro. Em outubro foram criados 672 postos de trabalho, contra 675 empregos formais criados em setembro.

No mês de outubro, segundo o Caged, foram criados 977 postos de trabalho com carteira assinada, pouco maior do que mês anterior, quando foram criadas 927 vagas na cidade. O aumento foi de 5%.

Com relação ao desempenho regional, o levantamento indicou que entre janeiro e junho deste ano foram criadas 33.320 vagas, enquanto no mesmo período de 2021, a região deu origem a 35.188 empregos com carteira assinada. No recorte que leva em conta apenas o desempenho mensal, a região criou 2.623 vagas em outubro, contra 3.024 vagas criadas em outubro de 2021.

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Alex Cavanha e Helber Aggio