16 DEZ 2022
Reabilita promove confraternização entre pacientes atendidos pela unidade
Alex Cavanha/PSA
Festa foi a primeira deste tipo e teve como meta estreitar laços entre famílias e profissionais do equipamento
Santo André, 16 de dezembro de 2022 - Pacientes e familiares que são atendidos pelo Reabilita participaram nesta sexta-feira (16) de uma festa de confraternização organizada pelos gestores da unidade. Com brinquedos infláveis, piscina de bolinha, cachorro-quente, pipoca e muita diversão, as famílias puderam estreitar os laços com os profissionais do equipamento e também trocar experiências com outros munícipes em um ambiente descontraído.

A festa, que foi realizada pela primeira vez na unidade, faz parte do atendimento humanizado que é uma das propostas do equipamento. O Reabilita é referência para pacientes com deficiência física, visual, intelectual e auditiva. “Com a pandemia nossos espaços ficaram esvaziados, com muito menos alegria, somente cumprindo a rotina de cuidado e atendimentos às pessoas com deficiência. É uma grande alegria podermos novamente celebrar este momento junto com aqueles a quem dedicamos todo nosso esforço e trabalho”, destacou Thaís.

A confraternização reuniu famílias que frequentam o Reabilita desde a fundação do equipamento, há três anos, e outras novatas, como a de Edinaldo Bonfim da Silva, 50 anos, pai de Tales, 8 anos, que foi recém admitido no serviço de saúde. “Passamos com médico e fomos muito bem atendidos, tudo muito organizado, ele pediu todos os exames para tentar descobrir porque o meu filho está engordando muito, o que tem prejudicado a sua mobilidade”, contou o morador do bairro Capuava.

Já Angela Maria, 40 anos, moradora do Jardim Santo André, leva a filha, Ana Júlia, 5 anos, a cada 15 dias no Reabilita, em rotina que já dura três anos. Ela foi diagnosticada com meningite encefálica e precisa de apoio para evoluir. “Aqui é uma segunda casa para mim, passo em equipe com fisioterapeuta, fonoaudióloga e neurologista e graças a esse acompanhamento minha filha, que os médicos achavam que ficaria acamada para sempre, está andando e falando. Sou muito grata a todos”, agradeceu Angela Maria, que tem outras duas filhas, Ana Carolina, 7 anos, e Ana Clara, 9 anos.

A unidade, que fica na Rua Vitória Régia, 940, no bairro Campestre, é um Centro Especializado em Reabilitação (CER) tipo IV, conta com 12 consultórios, sala de convivência com brinquedoteca, fraldário adulto e infantil e 26 salas que oferecem diversos atendimentos como reabilitação física, respiratória, neurológica, integração sensorial e audiometria bera. Os pacientes são encaminhados ao local pelas UBS (Unidades Básicas de Saúde). São 74 funcionários que atuam no serviço, que tem capacidade para atender 12 mil pessoas por mês.

Autor: Anderson Fattori