16 DEZ 2022
EJA de Santo André gradua cerca de 400 alunos em 2022
Formaturas realizadas nesta semana contaram com estudantes de Emeiefs e Centros Públicos de Formação Profissional; matrículas para novas turmas começam em janeiro
Santo André, 16 de dezembro de 2022 – A Prefeitura de Santo André realizou nesta semana as formaturas de cerca de 400 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O último evento aconteceu na noite desta quinta-feira (15), no Centro Público de Formação Profissional (CPFP) João Amazonas.

As 11 turmas vivenciaram, ao lado de seus familiares e amigos, momentos de muita emoção durante cada formatura. “Para mim, é uma satisfação compartilhar desse momento. A EJA foi um ápice na minha vida. Pensei muitas vezes em desistir, mas hoje estou aqui comemorando com todos porque estou realizada”, comemorou Regina do Socorro Neves Pinheiro, aluna formanda da EJA II – FIC no Centro Público de Formação Profissional Miguel Arraes, no Jardim Cristiane.

O aluno Leonardo Formaggi aproveitou a formatura para agradecer a equipe da EJA no Centro Público de Formação Profissional (CPFP) João Amazonas, no Jardim Rina. “Quando comecei a estudar, já tinha conhecimento de barbearia, mas com as orientações do professor Jeremias e de todos os professores e profissionais da escola, eu tive novas descobertas e fiquei ainda mais experiente. Se tudo der certo, em breve estarei no mercado de  trabalho exercendo minha profissão".

As aulas da Educação de Jovens e Adultos são realizadas em 18 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e cinco Centros Públicos de Formação Profissional. Nos Centros Públicos (EJA I e EJA II) e em cinco Emeiefs (EJA II), o ensino fundamental está integrado ao ensino profissionalizante (EJA FIC), ou seja, nestas unidades os alunos além da elevação de escolaridade, também recebem certificação profissionalizante.

Matrículas EJA – A Secretaria de Educação está com inscrições abertas para munícipes que pretendem voltar aos estudos e ingressar na Educação de Jovens e Adultos. As matrículas serão realizadas de 2 de janeiro a 29 de setembro de 2023 para EJA I, que compreende do 2º ao 5º ano.

Já para a EJA II, que corresponde ao ensino fundamental II do 6º ao 9º ano, as matrículas começam no dia 20 de janeiro e seguem até 16 de junho de 2023.

Para fazer matrícula é necessário procurar a unidade com EJA mais próximo da residência com os seguintes documentos: cópia do RG, comprovante de endereço e histórico escolar. Caso a pessoa não possua histórico escolar, a escola auxiliará na busca das informações necessárias.

Os interessados devem entrar em contato pelos telefones (11) 4468-4296 ou (11) 4468-4297 ou na unidade escolar com EJA mais próximo de casa. Mais informações no site http://santoandre.educaon.com.br/eja/
Autor: Caroline Terzi