16 DEZ 2022
Santo André alcança modernização da iluminação pública em 60% da cidade
Montante é equivalente a cerca de 32 mil dos 53 mil pontos de luz do município; meta é chegar a 100% em 2024

Santo André, 16 de dezembro de 2022 – O programa Banho de Luz da Prefeitura de Santo André segue sua missão de modernizar a iluminação pública da cidade e encerra 2022 com 60% do território andreense com luminárias modernizadas. Na manhã desta sexta-feira (16), o prefeito Paulo Serra esteve no Jardim Alzira Franco acompanhando trocas de pontos de luz, antes equipados com lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão e, a partir de agora, com LED.

“Estamos com 60% da cidade modernizada, trocando luminárias que consomem mais, são mais pesadas e iluminam menos, por luminárias LED novas, que consomem menos energia, portanto custam menos para o município, e iluminam de 30% a 40% mais”, explicou o prefeito Paulo Serra, que esteve acompanhado pelo secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Vitor Mazzeti. “E dentro do nosso plano de metas, queremos até 2024 ter 100% de Santo André com LED pelo programa Banho de Luz”, complementou o chefe do Paço andreense.

Os 60,4% da cidade que já passaram pelo processo de modernização correspondem a 32.025 pontos, de um total de 53 mil espalhados por todo o município. “Fomos a primeira cidade do ABC a começar com essa modernização em LED. E a partir de 2017 conseguimos evoluir muito, investir mais ainda, por isso temos essa capacidade de até 2024 ser uma das primeiras cidades do Brasil com 100% de iluminação LED”, disse Paulo Serra.

Além disso, o programa Banho de Luz promove ainda outra importante ação, esta voltada para o controle e manutenção do sistema de iluminação pública andreense. “Já estamos com 25% da cidade controlada e mapeada pela telegestão, pela qual dá para saber modelo da luminária e a luminosidade. Enfim, toda a cidade inteligente também na iluminação pública”, disse Paulo Serra, projetando que até 2024 toda Santo André será contemplada pelo serviço.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Vitor Mazzeti, este sistema de telegestão foi criado pela própria administração municipal. “Foi desenvolvido na Prefeitura de Santo André, sob medida para nós. Estamos expandindo inclusive para os outros serviços urbanos da secretaria, que passarão a ter o mesmo tipo de controle que essa ferramenta nos possibilita, agilizando tempo de atendimento e resposta”, afirmou.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142