09 FEV 2023
GCM de Santo André recebe novo armamento para reforçar segurança da população
Equipamentos serão utilizados no fortalecimento das ações táticas da corporação
Santo André, 9 de fevereiro de 2023 - A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, recebeu 21 novas pistolas nesta quinta-feira (9) para equipar a Guarda Civil Municipal (GCM) e reforçar o combate à criminalidade. A cerimônia de entrega do armamento ocorreu no Centro de Operações Integradas (COI).

“Nosso programa de investimento no combate à criminalidade é permanente, fazemos um trabalho constante e incansável em valorizar os nossos profissionais. Desde o estatuto da GCM, com valorização real do salário e plano de carreira, novos uniformes e viaturas. Com isso, os resultados chegam ao cidadão, proporcionando mais segurança para a nossa gente", destacou o prefeito Paulo Serra.

As novas armas foram adquiridas por meio de emenda parlamentar federal no valor de R$ 90 mil destinada ao município no ano passado.

Santo André realiza renovação constante do armamento da Guarda Civil Municipal. Em 2022, a cidade recebeu 100 pistolas lotadas anteriormente na Polícia Civil e doadas pelo Governo do Estado e que passaram a incorporar o armamento balístico da GCM, além de outras 26 pistolas adquiridas também por meio de recursos provenientes de emenda parlamentar federal.

O prefeito Paulo Serra destacou ainda que é necessária uma mudança na legislação para que o trabalho das polícias seja mais efetivo.

"Hoje a questão do roubo e furto é o que mais gera apreensão da população. A gente sabe, por exemplo, que o roubo de celulares tem, infelizmente, um mercado, e vamos reforçar a nossa luta no município para que este novo Congresso Nacional, com novos deputados, tenha o compromisso forte de rever a Lei de Execução Penal. As polícias nunca prenderam tanto, nunca se teve tanta inteligência e, mesmo assim, a sensação de insegurança aumentou em todo o país", lamentou o prefeito.

A GCM de Santo André atua fortemente no combate ao crime. Em 2022 foram realizadas 2.146 operações policiais, atendidas 11.556 ocorrências, efetuadas 125 prisões e feitas 4.153 apreensões de entorpecentes. Foram atendidas 168 ocorrências exclusivamente pela Patrulha Maria da Penha, para mulheres cadastradas neste programa e que contam com medidas protetivas vigentes.

Reunião - Antes da cerimônia da entrega das armas, as forças policiais se reuniram na sede do COI para realizar a reunião mensal do Comitê Integrado de Segurança. Na ocasião, os números de ocorrências registrados na cidade foram avaliados rigorosamente, bem como os dados levantados por meio dos boletins de ocorrências lavrados. Essas informações são determinantes para que as ações policiais e operações sejam realizadas com maior efetividade nas regiões levantas nos números.

Autor: Daniel Betega