13 FEV 2023
Sabina abre votação para escolha dos nomes de filhotes de pinguins
| Fotos: Alex Cavanha/PSA
Três machos e duas fêmeas nasceram no final do ano passado na Escola Parque do Conhecimento; resultado será divulgado em 8 de abril, no aniversário de Santo André
Santo André, 13 de fevereiro de 2023 - A Sabina - Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, abriu votação para escolha dos nomes de cinco pinguins-de-magalhães que nasceram no local no final do ano passado. O resultado será divulgado em 8 de abril, dia do aniversário da cidade. Para votar, basta acessar o endereço https://sabina.org.br/

São três filhotes machos e duas fêmeas. Os nomes indicados para identificar os novos pinguins foram inspirados nos diferentes cientistas que atuaram nas mais diversas áreas do conhecimento e contribuíram para o desenvolvimento científico, tecnológico e humano.

A descoberta da sexagem dos pinguins ocorreu no último sábado (11) com chá revelação para cada um dos filhotes. Durante a programação de aniversário da Sabina, a equipe, de forma bastante criativa, anunciou o sexo de cada um dos bebês ao longo do dia.

O casal de pinguins Caju e Dumal teve dois filhotes machos. A descoberta do sexo do primeiro filhote ocorreu durante o estouro de uma bexiga repleta de papel azul. Os nomes sugeridos para ele são Darwin, reconhecido mundialmente pela formulação da teoria da evolução baseada na seleção natural das espécies, ou Newton, responsável pelas teorias da lei da gravitação universal e as famosas leis de Newton.

Já o segundo bebê da Caju e do Dumal foi anunciado a partir da coloração da água do pinguinário. A equipe retirou uma amostra e, com identificador de pH, trouxe a coloração azul. Os nomes sugeridos para ele são Nico (Nicolau Copérnico), astrônomo e matemático polônes, que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar, ou Tesla (Nikola Tesla), inventor e engenheiro sérvio, que descobriu o campo magnético rotativo.

A terceira revelação foi feita a partir de um mergulho, em que os tratadores indicaram ser uma fêmea ao segurar uma réplica de estrela-do-mar. As sugestões de nome para a filha do casal Filó e Castanha são Rosa (Rosalind Franklin), química britânica responsável pela descoberta da estrutura do DNA, ou Marie (Marie Curie) cientista polonesa e a primeira pessoa a receber o prêmio Nobel duas vezes, um em Física e o outro em Química.

Na sequência, foram anunciados os filhotes do casal Hellboy e Nelly, que teve um macho e uma fêmea.

A quarta revelação veio com a coloração azul a partir do efeito da pasta de elefante, que é assim chamada pelo aspecto de pasta de dente gigante. Os nomes sugeridos para o macho são Chico (Chico Mendes), reconhecido mundialmente por sua luta pela preservação da Amazônia e pela defesa dos seringueiros, ou Mendel (Gregor Mendel), biólogo e botânico austríaco conhecido como o “Pai da genética”.

Por último, a revelação de mais uma fêmea foi a partir da coloração rosa da manjuba, peixe ofertado para alimentação dos pinguins. Os nomes sugeridos são Bertha (Bertha Lutz), bióloga, ativista feminista, educadora, diplomata e política brasileira, que contribuiu diretamente na luta pelos direitos das mulheres pelo voto, pelo trabalho digno, pela licença maternidade, entre outros direitos, ou Sylvia (Sylvia Earle), bióloga marinha e oceanógrafa estadunidense, reconhecida mundialmente por suas centenas de expedições marítimas, onde liderou um grupo de cientistas marinhos que forneceram conteúdo e visão científica para o Google Earth.

Pinguinário - Os filhotes nasceram em dezembro do ano passado. Nesta fase de adaptação, inicialmente os cuidados com alimentação e aquecimento são realizados pelos pais, apesar de existir uma área preparada para alocamento dos animais caso algum precise de cuidados mais específicos.

A temporada reprodutiva ocorre de novembro a fevereiro. E agora, com os novos integrantes, quem visita o pinguinário percebe de longe o cuidado dos pais que se revezam para proteger os bebês.

Além disso, o acompanhamento veterinário é diário e realizado pela equipe através de exame físico que constata peso, hidratação, coloração da mucosa, saúde da pele e penas, entre outros.

Os 30 pinguins-de-magalhães da Sabina vivem em um tanque de água salgada com capacidade para 110 mil litros e 33 metros quadrados de parte seca. O local tem cenografia que simula o ambiente natural da Patagônia, local de origem destes animais.

Programação especial de aniversário - Em celebração ao aniversário deste importante equipamento municipal, durante o mês de fevereiro tem ocorrido uma programação especial, incluindo oficinas, exibição de filmes no Planetário e observação noturna. Para ter acesso a mais informações e à programação completa de aniversário, basta acessar o site https://sabina.org.br/

Serviço:
Sabina Escola Parque do Conhecimento
Endereço: Rua Juquiá, s/nº - Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135)
Horário: Terça a sexta-feira, das 8h às 17h (exclusivamente para grupos escolares).
Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30 (público em geral).
Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais e estaduais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência.
Demais visitantes: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 60 anos. Interessados em assistir a uma das sessões do Planetário e Cinedome de Santo André pagam R$ 30, a inteira, com direito a passeio por toda a Sabina. Já para assistir a duas sessões no Planetário o valor é de R$ 40, a inteira.
Estacionamento: Gratuito, sujeito à disponibilidade de vagas.

Autor: Caroline Terzi