14 FEV 2023
Teatro Municipal de Santo André entra em nova fase de obras

Equipamento cultural que completa 52 anos em abril passa por modernização

Santo André, 14 de fevereiro de 2023 – As obras de reforma do Teatro Municipal Maestro Flavio Florence, em Santo André, entraram em nova fase nesta semana, com o início das intervenções nas instalações hidráulicas. O equipamento cultural já teve toda a cobertura trocada, ganhou cadeiras restauradas, passou por processo de descupinização, entre outros procedimentos.

“Nosso Teatro Municipal vai completar 52 anos de idade em abril e está passando por processo de modernização. A gente entregou o Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes em 2022, em abril devolveremos para a cidade o Conchita de Moraes e até o fim deste ano o Municipal também volta à ativa. São muitas intervenções que fazem parte do processo, mas, em breve, os moradores de Santo André terão mais um equipamento cultural à disposição”, afirma o prefeito Paulo Serra, que vistoriou as obras na última segunda-feira (13).

As próximas etapas da obra incluem intervenções na instalação elétrica, substituição de piso, processos de impermeabilização, pintura e revestimento, reforma nos banheiros, e também ações voltadas à parte de acessibilidade que contemplam ainda saguão, salão de exposições e bilheteria. Também faz parte da modernização a recuperação de características originais do teatro que foram alteradas ao longo dos anos.

“O Teatro Municipal sempre foi muito importante. Um dos melhores da América Latina em termos de acústica, e queremos que continue sendo. Para isso, uma reforma significativa era imprescindível. É um espaço icônico da cidade, referência cultural no País”, lembra a secretária de Cultura, Simone Zárate, que festejou o fato de, em breve, ter os três principais teatros da cidade em funcionamento. "Fico muito satisfeita. Nosso foco é trabalhar com as pessoas, para as pessoas, mas sem os teatros a gente não consegue fazer uma programação cultural específica e com grande demanda. Então essas entregas são muito importantes”, completa.

“É um patrimônio tombado, histórico, mas que há muito tempo estava sem uma manutenção qualificada e é isso o que a gente vai fazer. É a maior revitalização da história do Teatro Municipal nesses 52 anos”, aponta o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Vitor Mazzeti Filho.

História - Inaugurado em abril de 1971 após quatro anos de construção, o Teatro Municipal de Santo André integra o projeto arquitetônico do Paço Municipal, elaborado pela empresa Rino Levy Arquitetos Associados e pelo paisagista Roberto Burle Marx.

Anteriormente chamado de Antônio Houaiss, o espaço cultural passou a se chamar Teatro Municipal Maestro Flavio Florence em 2019, em homenagem ao regente que esteve à frente da Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa) por 20 anos - de 1988 até seu falecimento, em 2008.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142