08 MAR 2023
Santo André lança programa Mãe Andreense no Dia Internacional da Mulher
Iniciativa oferece cuidado personalizado e exclusivo na área da saúde em diferentes etapas da vida
anto André, 8 de março de 2023 - Nesta quarta-feira (8), quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Santo André lançou o programa Mãe Andreense. A iniciativa foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social. O programa vai oferecer cuidados exclusivos à saúde da mulher com foco na humanização, integralidade de cuidados e prevenção nas diferentes etapas da vida.

No evento de lançamento do programa, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Serra, explicou sobre a importância do projeto para a cidade. “O programa começa com uma ampla rede de cuidado às meninas do nosso município, a partir da monarca, que é a primeira menstruação. Uma triste realidade é que o acesso ao absorvente íntimo ainda é muito dificultoso para algumas pessoas e impossibilita essa menina de estar na escola, no trabalho e de conviver em sociedade. Então, saímos na frente e passamos a ter, através da rede pública de saúde, o absorvente íntimo”, pontua.

A frente inicial do programa é a distribuição de absorventes íntimos para mulheres em situação de vulnerabilidade social com idade entre 10 e 50 anos. Com isso, a administração pretende fortalecer o vínculo com essa usuária promovendo orientação e combatendo a precariedade menstrual identificada como a falta de acesso ao absorvente, além de manter o prontuário ativo na unidade.

Para retirar o insumo, a usuária deve ter cadastro no Bolsa família. O absorvente íntimo estará à disposição na unidade de saúde de referência, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Outro pilar do programa é o planejamento familiar com a oferta de educação sexual e reprodutiva. Nesse atendimento são ofertados métodos contraceptivos orais, injetáveis, de barreira e também, em casos necessários, laqueadura, vasectomia e DIU (dispositivo intrauterino).

As mães e os bebês andreenses passarão a contar com mais carinho e cuidado, pois uma das frentes do programa é a assistência completa e humanizada à saúde da gestante e do bebê.

O Mãe Andreense vai garantir o desenvolvimento de ações e serviços de promoção, prevenção e assistência integral à saúde da gestante durante o pré-natal, parto e pós-parto, além da assistência integral à saúde da criança desde seu nascimento até completar dois anos de idade.

No período gestacional, as mamães receberão todas as consultas e exames necessários e também participarão do curso para gestante ministrado por uma equipe multiprofissional composta por médicas, enfermeiras e nutricionistas e uma visita guiada à maternidade.

Durante esse processo, também será realizado o incentivo ao aleitamento materno, que é capaz de reduzir a mortalidade de menores de 5 anos, por causas evitáveis, além de reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Será oferecida ainda assistência integral à saúde da criança desde seu nascimento até completar dois anos de idade.

As mães também vão receber o kit Mãe Andreense, com itens de higiene, fralda, cobertor, trocador e uma troca de roupa para o bebê, além da bolsa maternidade.
Autor: Rafaela Mazarin