Santo André, 9 de março de 2023 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) segue melhorando os serviços que garantem a limpeza pública do município. Recentemente, a autarquia assinou novo contrato que vai ampliar os serviços de varrição manual e mecanizada.
“A ampliação da varrição não só deixa a cidade mais limpa como ajuda no combate às enchentes, ao reduzir a quantidade de resíduos que poderiam ir para bueiros”, afirma o prefeito Paulo Serra.
Uma das novidades é que a Vila de Paranapiacaba passa a ser atendida com varrição manual diária. Antes, o serviço era executado por funcionários da Prefeitura e, agora, a vila conta com uma equipe de quatro varredores, que também atua no esvaziamento das papeleiras.
A varrição noturna também ganhou reforço e, a partir de agora, 16 funcionários vão contribuir com o serviço na região central, na região comercial Vila Luzita e na Fundação Santo André (Avenida do Conhecimento). “Passamos a contar com duas equipes de trabalho noturno, o que permitiu estender a limpeza na Vila Luzita, por exemplo. Naquele local, a equipe realizava a varrição noturna três vezes por semana e, hoje, passamos a oferecer o serviço de segunda a sábado e também nas manhãs de domingo”, explica o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.
A Fundação Santo André (Avenida do Conhecimento) era atendida uma vez por semana, durante o dia. O serviço se desenvolvia de forma lenta devido aos carros estacionados e, por isso, passou a ser noturno e duas vezes por semana, melhorando os resultados, livre da obstrução de veículos. O Centro e o Calçadão da Oliveira Lima também foram beneficiados pelo incremento da varrição noturna, que passou a ocorrer também nos domingos à noite.
Outra novidade é que, de forma inédita, a cidade passou a contar com uma equipe de limpezas especiais, ou seja, destacada especialmente para atender situações de emergências, eventos, alagamentos ou outras demandas pontuais. Mensalmente, são executados 7.710,75 km de varrição nas ruas andreenses.
Limpeza mecanizada – Santo André possui serviço de varrição mecanizada há 24 anos e, a partir de agora, o serviço realizado pelo Semasa passa a contar com dois veículos.
A varredeira mecanizada é responsável pela limpeza de vias de grande movimento, como a Perimetral e a Avenida Prestes Maia e os serviços são realizados, geralmente, no período noturno. São 1.136,80 km varridos todos os meses.
“O município já é reconhecido por possuir um dos melhores serviços de limpeza da região, de acordo com pesquisa do Instituto Indsat, e o nosso objetivo é continuar oferecendo o melhor para a população”, comenta o superintendente adjunto e diretor de resíduos sólidos do Semasa, Edinilson Ferreira dos Santos.
Papeleiras – Para garantir mais agilidade na instalação, manutenção e higienização das papeleiras, a partir de agora a cidade passa a contar com duas equipes.
Apesar da ampliação de pessoas, infelizmente o volume de papeleiras depredadas subiu. Atualmente, cerca de 45% das papeleiras instaladas sofrem atos de vandalismo ou furto.
O Semasa procura instalar 70 lixeiras por mês, mas o volume de equipamentos danificados é superior à capacidade de substituição da autarquia e das equipes. A cidade conta com mais de 6,7 mil papeleiras.