09 MAR 2023
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Mulheres formadas em capacitação de Santo André são contratadas por empresa de ônibus
Formação para condutoras do transporte coletivo, escolar e de carga foi realizada em parceria da Prefeitura com o Sest/Senat
Santo André, 8 de março de 2023 - A primeira turma da capacitação realizada em Santo André exclusivamente para as mulheres habilitadas nas categorias D e E foi finalizada nesta quarta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher. Com foco no incremento da representatividade feminina dessas categorias, duas participantes conseguiram a recolocação no mercado de trabalho e foram contratadas pela empresa Suzantur.

Simone Carobeno, moradora de Santo André, de 53 anos, é motorista profissional há cinco anos e decidiu realizar a capacitação para abrir novas oportunidades. "Trabalhei na extinta Viação São Camilo e eu amo dirigir. Na capacitação que realizei aumentei meu conhecimento. Logo que comecei o curso, as portas se abriram e espero que todas as minhas colegas consigam a recolocação no mercado de trabalho", comemora.

A outra motorista empregada pela empresa Suzantur, Marli Campos, de 56 anos, trabalhou por 22 anos como motorista profissional. Ela vai começar a trabalhar na próxima segunda-feira (13). "Participar dessa capacitação me ajudou muito na recolocação profissional. Tudo isso serviu para aprimorar meus conhecimentos para ficarmos bem atentas a desempenhar nossa função. Nós mulheres precisamos nos aprimorar e aperfeiçoar na nossa formação", afirma.

A ação de capacitação faz parte do Programa de Mobilidade Urbana de Santo André (PMU), financiado parcialmente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e acontece em parceria com o Serviço Social do Transporte, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e a Escola de Ouro Andreense. Ainda existem matrículas abertas para as próximas turmas. As mulheres com interesse em participar podem se inscrever no link https://bityli.com/4bqLF.

Autor: Daniel Betega