14 MAR 2023
Materiais lúdicos enriquecem aprendizado na Educação Infantil de Santo André
Município adota brinquedos que favorecem desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos de idade
Santo André, 14 de março de 2023 – A rede municipal de educação de Santo André começou a utilizar neste ano letivo uma série de brinquedos lúdicos para ajudar no desenvolvimento de bebês e crianças de 0 a 5 anos de idade. Os materiais favorecem a construtividade, cognição, interação, criação, reflexão de comunidade, entre outros benefícios.

Os novos brinquedos começaram a ser distribuídos nesta semana em creches, Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental). Os materiais contribuem com a socialização e incluem itens como barco escada reverse, cesto de tesouros, caixa de luz retangular, mesa espelhada, blocos em acrílico, barraca Waldorf, mesa coleção da natureza, mesa baixa de construtividade, entre outros.

“Estes materiais pedagógicos adquiridos pela Secretaria de Educação, além da capacitação dos profissionais da rede, trarão inúmeros benefícios no processo de aprendizagem de nossas crianças. Nos pautamos sempre nas boas práticas e aderimos a ações que tragam resultados positivos. Esta é mais uma oportunidade para continuar no caminho certo pela Educação em Santo André”, destaca o secretário de Educação, Almir Cicote.

A professora do inicial 1, Erica Cristina Oliveira, da creche Guaratinguetá I se mostrou ansiosa para utilizar a novidade com seus alunos. "Trabalhar com estes novos materiais é motivo de celebrar uma vitória com mais recursos. Vamos explorar bastante as diversas possibilidades de formas, encaixes e cores pensadas para a Educação Infantil".

Capacitação - Na manhã da última segunda-feira (13), cerca de 100 professores (um professor representante de cada unidade escolar) e 200 gestoras de creches (0 a 3 anos), Emeis e Emeiefs (4 e 5 anos), estiveram reunidos no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, no Parque das Nações. O encontro abordou contextos de aprendizagem com foco na primeiríssima infância, construtividade e ludicidade.

A curadoria da capacitação foi realizada pelo Ateliê Quero Quero Saber+, que é um centro de formação e pesquisa direcionado para profissionais que atuam na área da infância, além de projetos de marcenaria inventiva, criando ambientes de aprendizagem.

“Santo André certamente fez um investimento de transformação na qualidade dos processos de desenvolvimento e aprendizagem, beneficiando tanto professores, quanto alunos”, pontua Karine Ramos, sócia fundadora e diretora de projetos do Ateliê Quero Quero Saber+.

As formações com os profissionais da rede acontecerão em horário de reunião pedagógica semanal, quinzenalmente, potencializando estes momentos formativos que ocorrem nas unidades escolares, principalmente proporcionando a socialização e estudo das práticas pedagógicas dos professores.

Autor: Caroline Terzi