15 MAR 2023
DESTAQUES
Secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência visita Paranapiacaba
Marcos da Costa destacou a possibilidade de um projeto de engenharia acessível aos deficientes sem prejuízo ao patrimônio histórico
Santo André, 15 de março de 2023 - O secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, visitou Paranapiacaba nesta terça-feira (14) com o intuito de conhecer a famosa vila inglesa localizada na região metropolitana, a cerca de 30 km do centro de Santo André. O secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli, e o secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert Minhoca, participaram do encontro.

“A visita de um secretário estadual da envergadura do Marcos da Costa chancela a importância de Paranapiacaba no contexto de São Paulo e nos dá a confiança de que estamos dando mais um passo no sentido de tornar a vila cada vez mais acessível às pessoas com deficiência, desde a saída da Estação da Luz, em São Paulo, até a vila inglesa, com acessibilidade em seus principais pontos turísticos”, diz Picarelli.

Para o secretário estadual, é possível fazer um trabalho adaptado de engenharia que não prejudique o patrimônio histórico. “Essa preocupação com a acessibilidade de Paranapiacaba é muito importante. Ainda é um projeto em desenvolvimento, mas é essencial que todos possam usufruir desse passeio, inclusive os deficientes visuais”, afirma Marcos da Costa.

Essa também é a preocupação do secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert Minhoca. “Queremos que Paranapiacaba seja um local para todos. Para isso é preciso pensar soluções específicas para e vamos fazer isso. E a visita do secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência é um apoio importante no sentido de alcançarmos esse objetivo”, destaca.

Durante a visita, Marcos da Costa ficou surpreso com a beleza natural e as obras de preservação da vila. Entre os pontos percorridos estiveram a estação ferroviária, a Casa Fox, a Forjaria, o Galpão das Oficinas, o Museu Castelo, a Torre do Relógio e o campo de futebol, que está na fase final de obras de reforma.

Marcos da Costa foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) e assumiu o cargo de secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência em janeiro deste ano. Tem um histórico de luta para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

O advogado sofreu um grave acidente automobilístico em 2015, que resultou na amputação de uma das pernas. Durante o período de reabilitação precisou utilizar cadeira de rodas. Hoje, anda com uma prótese.

O renascimento para uma nova vida levou Marcos da Costa a realizar uma ampla campanha em 2017. Percorreu 230 cidades paulistas para difundir a Lei Brasileira de Inclusão entre juristas, advogados, promotores, policiais e população em geral, com extensão aos estudantes de Direito.

| Texto: Janete Ogawa e Paola Zanei

| Fotos: Alex Cavanha/PSA