16 MAR 2023
Encontros avaliam acessibilidade em vias de Santo André
Inscritos percorreram ruas da cidade nesta semana para identificar barreiras de acesso em ruas e calçadas
Santo André, 16 de março de 2023 - A Prefeitura de Santo André realizou dois encontros para debater, a partir de experiências de grupos de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, as dificuldades encontradas nos trajetos pela cidade. Foram abordados temas como barreiras de acesso em vias e calçadas, ausência de guias rebaixadas ou falta de sinalização viária.

Foram ao todo dois encontros que contaram com participação popular. Na semana passada foi realizada uma conversa em ambiente virtual onde os problemas levantados por cada um dos inscritos foram coletados. Na última terça-feira (14), o encontro aconteceu presencialmente e os inscritos percorreram trajetos da cidade, onde foram relatados problemas de acessibilidade.

"Essa ação está sendo uma oportunidade muito importante para que a população com deficiência, que ocupa os espaços públicos e que precisa lidar diariamente com os desafios da cidade, possa dar sugestões de acessibilidade que contribuam na melhoria da qualidade de vida de todos. O melhor caminho para termos os maiores resultados em todos os segmentos, inclusive na formulação de ações assertivas para os deficientes, sem dúvida, é escutando a população", destaca o secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert Minhoca.

Estes dois encontros realizados, de maneira colaborativa, vão integrar o Plano para a Mobilidade Segura e Inclusiva (PMSI) que está em construção. O plano tem objetivos centrais bem definidos e será uma importante ferramenta de planejamento das políticas públicas de segurança viária de Santo André, estabelecendo um sistema de mobilidade seguro e inclusivo. O endereço da página para conhecer mais sobre o PMSI é https://pmsi-santoandre.com/

O site conta também com informações importantes sobre o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) de Santo André, que está em andamento e é financiado parcialmente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Autor: Daniel Betega