31 MAR 2023
Profissionais do Consultório na Rua de Santo André iniciam estágio na Espanha
Programa de formação foi conquistado após trabalho realizado com gestantes em situação de rua ter sido premiado
Santo André, 31 de março de 2023 - Dois profissionais da equipe do Consultório na Rua de Santo André, que integra a Coordenadoria de Saúde Mental, iniciaram nesta semana um programa de estágio formativo na região da Andaluzia, na Espanha. A viagem e o programa de formação foram conquistados após a equipe ter sido premiada no 35º Congresso do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

Durante o estágio, os profissionais vão conhecer o sistema de saúde pública espanhol e trocar experiências exitosas. O prêmio foi entregue à equipe em julho de 2022 pelo trabalho “Reduzindo Danos e Protegendo Vidas: Cuidado às Gestantes em Situação de Rua, Usuárias de Substâncias Psicoativas na Cidade de Santo André/SP”.

“A Saúde de Santo André tem se destacado em premiações importantes, como foi essa do programa Consultório na Rua, que originou esse importante intercâmbio. Tenho certeza que os profissionais que estão na Espanha vão voltar cheios de referências e compartilhar as experiências com o restante da equipe”, comenta o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Durante a formação, os profissionais, o encarregado técnico Antônio Rinaldo Pagni e a médica Deborah de Oliveira Mancuso, vão conhecer as características, estrutura e o funcionamento do Sistema de Saúde Pública da Andaluzia (SSPA) e algumas das inovações incorporadas como a gestão clínica, os cuidados de enfermagem, a gestão de casos em doentes crônicos, a promoção da saúde e a Escola de Doentes.

Os participantes também conhecerão o modelo de organização dos vários tipos de centros de atendimento e a continuidade dos cuidados que são oferecidos aos cidadãos. Isso será feito através  de visitas e reuniões com as equipes de gestão e atendimento de alguns centros de atendimento, como o hospital Alta Resolución em Guadix, um centro de saúde rural na região de Guadix e Marquesado, o Hospital Virgen de la Victoria em Málaga e o Albaicín Health Centro de Granada.

“O prêmio permitiu colocar luz em âmbito nacional a um tema sensível na nossa sociedade quando se trata de gestantes em uso de drogas em situação de rua. Com a premiação, veio a possibilidade de estar na Espanha, em um país de grandes tecnologias na área da saúde, sendo apontado como referência mundial. Acredito que será um momento de importantes trocas e aprendizados, visto que o SUS historicamente dispõe de grandes experiências e boas práticas”, comemora a coordenadora de Saúde Mental, Marines Santos de Oliveira.

O programa de estágio é realizado no por meio do trabalho colaborativo entre a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), o governo brasileiro e a Escola Andaluza de Saúde Pública, instituição do Ministério da Saúde e Consumo.

Sobre o trabalho premiado - Em 2022 a equipe da Coordenação de Saúde Mental de Santo André, por meio do Consultório na Rua, garantiu o primeiro lugar na 17ª Mostra “Brasil Aqui Tem SUS”, realizada em Campo Grande (MS), e recebeu o prêmio Atenção Primária Forte: Caminho Para a Saúde Universal. A premiação, que chegou à terceira edição, é promovida pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo Conasems dentro do 35° Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

Autor: Rafaela Mazarin