31 MAR 2023
Feiras livres de Santo André estarão no Waze a partir deste sábado
Medida visa facilitar a programação de rotas alternativas para os usuários
Santo André, 31 de março de 2023 – O aplicativo Waze vai passar a contar neste sábado (1º) com informações sobre as ruas que recebem feiras livres em Santo André e os períodos em que elas ficam bloqueadas para circulação de veículos.

A medida visa facilitar a programação de rotas alternativas, recalculando o trajeto dos usuários, diminuindo os índices de congestionamento e a emissão de gases poluentes no período em que estas vias estão bloqueadas. Além das feiras livres, o município também programará atividades, eventos ou manutenções de vias através da plataforma.

As informações são disponibilizadas para o aplicativo por meio do SIGA (Sistema de Informações Geográficas Andreense), que reúne diversas camadas de informações e metadados da cidade como equipamentos escolares, de saúde, câmeras de segurança, indicadores urbanísticos, sociais e econômicos, entre outros.

“Esta é mais uma ação de Santo André na busca por soluções inovadoras para o planejamento da cidade”, afirma o secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda.

Os dados foram inseridos no aplicativo ao longo dos últimos dias e nesta sexta-feira (31) o diretor de Planejamento Urbano, Diego Cabral, em reunião com Reynaldo Torres, superintendente adjunto da Craisa, autarquia responsável pela gestão das feiras livres, apresentou como os usuários receberão as informações pelo aplicativo.

Parceria - A Secretaria de Planejamento Estratégico e Licenciamento, por meio da Diretoria de Planejamento Urbano, firmou parceria com o Waze em dezembro de 2022, a fim de contribuir com a gestão da mobilidade urbana e melhor fluidez do trânsito, além do desenvolvimento de relatórios que ajudam no planejamento da cidade.

Como parceiro, o município envia e recebe informações em tempo real que melhoram a experiência do usuário enquanto se desloca dentro do município.

| Texto: Vanessa Soares
| Fotos: Alex Cavanha e Eduardo Merlino