26 ABR 2023
Trilhas de Paranapiacaba terão cadeiras adaptadas para pessoas com deficiência
Monitores ambientais da vila passaram por treinamento nesta terça-feira; equipamentos começam a ser utilizados em julho
Santo André, 25 de abril de 2023 - As trilhas de Paranapiacaba vão ficar acessíveis a cadeirantes. A novidade terá início em julho, quando começarão a ser utilizadas seis cadeiras adaptadas para pessoas com deficiência. Os equipamentos foram doados pelo Governo do Estado, por meio do programa Cidade Acessível.

Nesta terça-feira (25) foi realizado em Paranapiacaba um curso de capacitação para o atendimento às pessoas com deficiência e também para a utilização de seis cadeiras adaptadas nas trilhas. Participaram 44 pessoas, entre monitores ambientais, funcionários do Parque Nascentes de Paranapiacaba e do Parque do Pedroso, além de alunos do Projeto Caeté, que promove formações gratuitas para quem deseja atuar na área socioambiental e produção artesanal.

“Os equipamentos estarão disponíveis para a população no mês de julho. Até lá, além do curso e treinamentos, vamos fazer teste em todas as trilhas e verificar em quais é possível implementar as cadeiras adaptadas”, diz o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli. O Parque Nascentes de Paranapiacaba possui seis trilhas, com níveis de dificuldades fácil, médio ou difícil. Os percursos  variam de  575 metros, que podem ser percorridos em uma hora nas trilhas dos Gravatás e das Hortências, até 4.118 metros na trilha da Comunidade, que dura em média cinco horas.

O secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli, lembra que em março, o secretário Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, visitou Paranapiacaba e ficou impressionado com as instalações. “O trabalho em conjunto com a Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência será fundamental para avançarmos no turismo acessível, com oportunidade de todos conhecerem a história e a beleza natural da vila inglesa”, frisa.

O cadastro de Santo André no programa Cidade Acessível foi realizado pelo atual secretário da Pessoa com Deficiência no ano passado. Além das cadeiras adaptadas, a parceria com o programa estadual já resultou na instalação da primeira academia adaptada, entregue em dezembro, no Parque do Pedroso.

“Já neste ano, em parceria com nosso prefeito Paulo Serra, conseguimos tirar do papel mais uma ação que promove a acessibilidade para quem tem mobilidade reduzida e para quem é usuário de cadeira de rodas. Estou muito satisfeito com a entrega das seis cadeiras adaptadas para trilha, que trarão uma nova oportunidade de lazer para as pessoas com deficiência, e feliz pela capacitação dos profissionais que atuam na vila e estarão melhor preparados para o atendimento e a inclusão de todos", diz o secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert Minhoca.

O curso de capacitação foi ministrado por Daniele Aparecida Gonçalves da Costa, assessora da Seção de Concessões e Permissões, vinculada ao Núcleo de Negócios e Parcerias e Sustentabilidade da Fundação Florestal de São Paulo. Teve duração de um dia e foi dividido em duas partes. Pela manhã, das 9h às 12h, aconteceu a parte teórica, e à tarde, das 13h às 16h, a aula prática para uso das cadeiras adaptadas nas trilhas do Núcleo Olho D’Água do Parque Nascentes.

Quando as cadeiras adaptadas estiverem disponíveis para empréstimo, os interessados deverão se dirigir até o Centro de Visitantes do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba (Rua Direita, nº 371), de terça a domingo, das 9h às 16h.

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Eduardo Merlino/PSA