26 ABR 2023
Ouvidoria de Santo André adere a projeto de prevenção e combate aos assédios
Eduardo Merlino/PSA
Cidade foi a primeira do país a fazer adesão formal ao programa que tem objetivo de destacar a importância de prevenir e denunciar o assédio em ambiente de trabalho
Santo André, 26 de abril de 2023 – A Ouvidoria de Santo André assinou na tarde desta quarta-feira (26) uma carta compromisso para adesão ao projeto de Prevenção e Combate aos Assédios em ambiente de trabalho. Com a iniciativa, implantada pela ABO (Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman), o órgão se compromete a implantar e manter estruturas internas de acolhimento às eventuais vítimas de assédios para escuta, suporte psicológico e social.

“Valorizamos muito essas ações e projetos, são iniciativas que precisam se tornar programas de políticas públicas de prevenção e combate a qualquer tipo de assédio”, pontuou o prefeito Paulo Serra.

O encontro para efetivar a assinatura foi realizado na Prefeitura de Santo André e contou com a participação do prefeito Paulo Serra, da primeira-dama Ana Carolina Serra, do ouvidor Ronaldo Martim, do adjunto Alexandre Vieira, do presidente do Conselho Deliberativo da ABO e ex-secretário da Justiça do Estado de São Paulo no governo Mário Covas, Edson Vismona, além da presidente da ABO, Adriana Alvim. A servidora Natália Sardinha Parlato e o primeiro ouvidor da cidade de Santo André, Saul Gelman, também prestigiaram a iniciativa.

“Nos sentimos orgulhosos de novamente sermos pioneiros na implantação de projetos que abordam temas relevantes, com o objetivo de construir uma cidade mais ética, humana e próspera”, destacou o ouvidor de Santo André, Ronaldo Martim.

Para a presidente da ABO, a parceria da Prefeitura de Santo André é importante porque as questões envolvendo assédio nas organizações requerem preparo para acolhimento e tratamento adequado.

“Deste termo de cooperação, a ABO traz a possibilidade da capacitação de membros da equipe da ouvidoria para que possam desenvolver um trabalho de protocolos, de formas de encaminhamento e acolhimento das pessoas para  que possam combater essas práticas tão lamentáveis e tão necessárias de serem evitadas e banidas das nossas instituições”, explicou a presidente da ABO, Adriana Alvim.

“Estamos certos de que essa iniciativa trará estímulos para que outras prefeituras e instituições possam também aderir a esse importante movimento capitaneado pela ABO”, completou Adriana Alvim.

A ABO Nacional disponibilizará um conjunto de conteúdos para apoiar a implementação das medidas e manutenção dos requisitos previstos no programa de combate aos assédios como guias, cartilhas, instruções normativas, bibliografia especializada, código de ética e conduta.

Autor: Rafaela Mazarin