26 ABR 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Feirão do Emprego e da Inclusão Produtiva reúne mais de 3 mil pessoas em Santo André
Alex Cavanha/PSA
Portal com todas as vagas pode ser acessado até sexta-feira; ação no Complexo Pedro Dell’Antonia disponibilizou também qualificação, orientações sobre empreendedorismo, entre outros serviços
Santo André, 26 de abril de 2023 – Mais de 3 mil pessoas compareceram à primeira edição do Feirão do Emprego e da Inclusão Produtiva de Santo André, realizada nesta quarta-feira (26) no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia. A iniciativa contou também com uma versão virtual para quem não conseguiu comparecer pessoalmente, que registrou mais de 18 mil acessos no dia. As vagas e os serviços podem ser acessados até sexta-feira (28) pelo link https://bit.ly/FeiraodeEmpregoSA

O feirão foi realizado com a participação de 33 empresas, que juntas, disponibilizaram cerca de 3 mil postos de trabalho em mais de 180 funções, como cozinheiro, ajudante geral, auxiliar de limpeza, auxiliar de cozinha, mecânico de automóveis, entre outros. O evento ofereceu também qualificação profissional e diversos serviços para melhoria da qualidade de vida das pessoas em vulnerabilidade social, que compõem a política de inclusão produtiva andreense.

“Esse evento foi pensado com um conceito diferente dos outros feirões. Fomos além da oferta de trabalho ao trazer a inclusão produtiva, oferecendo diversos serviços, com o apoio de parceiros como a Faculdade Anhanguera, o Sebrae, a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, e principalmente realizando o encaminhamento para a capacitação, por meio da Escola de Ouro Andreense”, destaca o prefeito Paulo Serra.

“As pessoas estão se sentindo acolhidas e isso está se refletindo na postura delas ao sair do ginásio, procurar o atendimento e solicitar informações  nos serviços que disponibilizamos do lado de fora do ginásio. Eu percebi um semblante de esperança nas pessoas, em vez de tristeza e preocupação”, conta a diretora do departamento de Apoio ao Trabalhador, Maria de Lourdes Lopes.

Paulo Augusto, que levou seu currículo ao feirão após três meses sem emprego, deixou o Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia confiante de que conquistará um posto de trabalho. “Achei tudo muito organizado, as pessoas são muito atenciosas em todo o atendimento aqui no feirão, e isso é muito importante para nós, trabalhadores. A gente percebe o respeito pela população que está em busca de uma oportunidade”, destaca.

“Encerramos esse evento com um balanço muito positivo. A população compareceu não só na versão presencial, mas também, com muita intensidade, na versão virtual que segue até sexta-feira. Isso mostra o sucesso da iniciativa, com as pessoas saindo muito contentes pelo atendimento, planejamento, e facilidade de acesso a essas mais de 3 mil vagas, das quais 86 vagas são para pessoas com deficiência e 200 para estágio”, diz o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

O Feirão do Emprego e da Inclusão Produtiva foi uma realização da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, em parceria com a Escola de Ouro Andreense, Secretaria de Educação, Secretaria de Esporte e Prática Esportiva, Secretaria de Assistência Social, e Secretaria de Inovação e Administração. Também participaram Sebrae, Faculdade Anhanguera, Sabesp e Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.
Autor: Paola Zanei