Secretaria de Educação investiu na capacitação específica destes profissionais para atualização de referências teóricas e práticas
Santo André, 26 de abril de 2023 – Atualizar os gestores da rede municipal apresentando referências teóricas e práticas. Foi com esse objetivo que a Secretaria de Educação de Santo André retomou a capacitação para este público na tarde desta quarta-feira (26). Cerca de 200 profissionais estiveram reunidos nas dependências do Centro de Formação de Professores Clarice Lispector para o primeiro encontro.
“Estes encontros contribuem para construirmos formações ainda mais qualificadas. O engajamento e a participação de todos é muito importante para caminharmos rumo ao melhor caminho na Educação”, destacou o secretário de Educação, Almir Cicote.
A aula inaugural ficou por conta de Maria Inês Fini, reconhecida profissional em avaliação da Educação Básica e em análises estatísticas, que abordou a temática “Da escola que temos à escola que queremos”.
Na ocasião, a especialista elencou diversos temas para reflexão, entre eles o papel do gestor. “Não se trata mais de uma função administrativa, este perfil já não tem mais espaço no futuro. Com autonomia, vem a responsabilidade pela equipe, trabalhando para que todos se sentam pertencentes”, pontuou.
Outros assuntos com base nos desafios cotidianos também serão abordados nos encontros, como as relações humanas dentro da comunidade e fora dela; subsídios para enfrentar questões relativas à saúde emocional dos educadores tais como Ansiedade, Estresse, Síndrome de Burnout e outros problemas cotidianos que impactam e geram estresse profissional; aspetos pedagógicos, propriamente ditos da gestão escolar, para o aprimoramento do Projeto Político Pedagógico frente às demandas atuais; rotinas e desafios da gestão administrativa abordando as competências da escola do futuro; subsídios para o desenvolvimento de competências para criar visão sistêmica com pensamento analítico e estratégico; subsídios para a compreensão dos elementos essenciais para exercer liderança de resultados; e subsídios para compreender os elementos centrais de um projeto de avaliação no novo ecossistema escolar, entre outros.