27 ABR 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Santo André dá posse ao Conselho Gestor de Proteção dos Animais

Cerimônia aconteceu nesta quinta-feira no auditório do Semasa

Santo André, 27 de abril de 2023 - A Secretaria de Meio Ambiente de Santo André realizou nesta quinta-feira (27) a cerimônia de posse do 1º Conselho Gestor de Proteção dos Animais para o biênio 2023/2024. O evento aconteceu no auditório do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

O secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli, fez a abertura da solenidade como presidente do Conselho. “Em 2018, o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal só existia no papel. Em cinco anos, com pandemia e tudo, foi realizado todo esse trabalho que temos hoje, como o Moeda Pet, os resgates de animais silvestres, os pet parques, o programa Criança Amiga dos Animais e em breve o Hospital Veterinário. Espero que a partir da posse possamos realizar ainda mais ações da causa animal”, disse.

De forma inédita, o Conselho traz uma nova política para a causa animal no município. Entre as ações estão gerir os recursos arrecadados para o Fundo Municipal de Proteção Animal; estabelecer normas e diretrizes; financiar planos e projetos governamentais e não governamentais; e fiscalizar e defender o bem-estar animal.

O consultor financeiro e presidente do Projeto Shalom, David Teixeira dos Santos, que representou a sociedade civil no processo eleitoral, ressaltou a importância da participação popular. “De forma democrática, a comissão gestora precisa da colaboração da sociedade civil na construção das políticas públicas”, afirmou.

O discurso foi complementado pelo diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Evandro Rosa. “Só com a união vamos conseguir caminhar e avançar nas nossas ações”.

O protetor do Animal Cidadão, Rubens Lopes de Oliveira, 58 anos, foi eleito como representante da sociedade civil em dezembro passado. Nascido em São Paulo, é morador do Recreio da Borda do Campo desde 2006. A história dele com a causa animal começou quando adotou  um filhote de labrador caramelo que atendia pelo nome de Toby. A partir do amor ao cãozinho, passou a se dedicar aos animais abandonados e que sofriam maus tratos. Fundou, então, a Associação do Bem-Estar e Segurança Animal e o Animal Cidadão. Atualmente cuida de 57 cães e uma gata.

O Conselho é composto ainda pelo secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli; pelo diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, Evandro Rosa; César Rangel Gusmão, da Secretaria de Saúde; e Humberto Marin, da Secretaria de Gestão Financeira. Além dos suplentes Alexandre Audino Campos, Daniela Victor da Silva Freire, Sandra Regina Teixeira Prado, Elaine Aparecida Mazzetto de Jesus e Elisangela Cristina Zandoná Leone.

| Texto: Janete Ogawa